MOGI GANHA LABORATÓRIO DE ROBÓTICA PARA REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES

March 18, 2014  




O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim passará a contar com um laboratório de robótica, equipamentos de condicionamento físico e cadeiras de rodas adaptadas para a prática paradesportiva. Além disso, cerca de 150 pacientes serão beneficiados com próteses. O investimento é de R$ 320 mil, verba do governo do Estado de São Paulo.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 13, pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistela. “A reabilitação é fundamental para que as pessoas com deficiência possam participar plenamente da sociedade”, destacou.

A unidade de Mogi Mirim oferecerá tratamento através do InMotion 3, equipamento responsável pelo movimento do cotovelo e ombro. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o robô é indicado para pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), esclerose múltipla e paralisia cerebral. “É uma alegria saber que esta unidade se destaca no atendimento à região”, afirmou a secretária de Estado.

Em tom de corrida eleitoral, Linamara também fez críticas ao Governo Federal durante o evento na Rede Lucy Montoro de Mogi. “O que mais se vê nos postos de saúde são profissionais não capacitados”, disse a secretária. “Infelizmente, o Governo Federal não devolve em forma de Saúde aquilo que arrecada”. Segundo Linamara, a parceria entre município e governo do Estado foi fundamental para os benefícios anunciados.

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim oferece reabilitação para pessoas com deficiência ou doenças incapacitantes. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentre outros.

Existem duas unidades na cidade. Na Avenida Adib Chaib, 1001, em um espaço de 700 metros quadrados, está o atendimento ambulatorial. Na Rua Pedro Simoso está o Centro de Cuidados Complementares, com três mil metros de área construída, quadra poliesportiva, além de oficinas terapêuticas e condicionamento físico.

Desde sua inauguração, foram mais de 5.500 consultas médicas realizadas na cidade. Só no ano passado, foram mais de 12 mil atendimentos em programas de reabilitação. Os pacientes beneficiados são encaminhados através dos Departamentos Regionais de Saúde de São João da Boa Vista e Piracicaba.

Nenhum comentário: