DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA 98% DAS VÍTIMAS DE ANEURISMA

De olho nos sintomas   14/03/2014

Dores acima dos olhos e de cabeça, fraqueza e náuseas são alguns dos sintomas de quem pode sofrer um aneurisma. 
Segundo estatísticas, mulheres com idade entre 40 e 50 anos são mais acometidas pelo problema.


O aneurisma surge por causa de uma fraqueza na parede das artérias, ou seja, existem alguns pacientes que não nascem com o aneurisma, ele se desenvolve no decorrer dos anos. Para que o aneurisma se desenvolva é necessário vários fatores agirem ao mesmo tempo, entre eles, o tabagismo, a hipertensão, a presença de malformação arteriovenosa e o histórico familiar.

Os vasos sanguíneos possuem uma parede muscular bem resistente que é capaz de suportar a pressão com que o sangue passa dentro das artérias. Mas por algum motivo essa artéria pode ser tornar fraca e pode ceder lentamente, formando uma área dilatada e causando o aneurisma.

— *O cigarro e a hipertensão arterial são fatores que estão associados à ruptura do aneurisma. Vale ressaltar que estatisticamente as mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos são mais acometidas — afirma o nerocirurgião Mauricio Mandel, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Segundo estudos da Academia Brasileira de Neurocirurgia a prevalência de aneurismas cerebrais na população adulta varia de 2% a 5%, com taxa de ruptura de aproximadamente 0,7% a 1,4 % por ano.

— *Alguns aneurismas podem ser muito pequenos, não sangram e também não proporcionam problemas ao paciente. Além disso, ele pode ocorrer em qualquer parte do cérebro — explica o neurocirurgião.

Os sintomas podem incluir dor acima do olho, fraqueza, paralisia de um lado do rosto, alterações na visão, dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos e rigidez do pescoço. 

— *Uma dor de cabeça pode ser resultado de um aneurisma, portanto, ao sentir uma dor muito forte acompanhada de todos esses sintomas, procure um médico para que seja feito o diagnóstico — ressalta Mandel.


Prevenção


O paciente pode mudar alguns hábitos para evitar que o aneurisma ocorra. 

—* Quem tem hipertensão e fuma deve parar de fumar e mudar os hábitos para manter a pressão no controle. Além disso, é importante avisar o médico sobre o uso de qualquer medicamento, incluindo aspirinas e contraceptivos — diz o neurocirurgião.

A partir do momento que há hemorragia cerebral por aneurisma, 70% dos pacientes morrem ou ficam com sequelas. Mas se ele for diagnosticado antes da hemorragia e tratado, a cura é de 98%. 

—* melhor forma de fazer o diagnóstico do aneurisma é procurar um médico ao sentir uma dor de cabeça súbita e intensa, para que seja feitos exames como angiografia, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) — aconselha Mandel.

Esses exames podem diagnosticar o aneurisma e indicar o melhor tratamento.


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/03/diagnostico-precoce-salva-98-das-vitimas-de-aneurisma-4446261.html

 

Nenhum comentário: