CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS E A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA QUEM SOFRE DE INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

Nutrição   13/03/2014

Proteínas são encontradas em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia. 
Doença celíaca atinge cerca de 300 mil pessoas no Brasil.


Comer aquela macarronada ou lasanha no domingo com a família pode não cair tão bem para quem sofre com intolerância ao glúten. A doença celíaca é um problema mais comum do que se imagina. Estima-se que há cerca de 300 mil celíacos no país, de acordo com dados da Associação de Celíacos no Brasil (Acelbra).

Segundo a nutricionista Ana Huggler, o glúten confere umidade, elasticidade e maciez na massa de diferentes alimentos. Ele é composto a partir da mistura das proteínas giliadina e glutenina e é encontrado nas sementes de diversos cereais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia.

_ Ele está presente na composição de diversos produtos industrializados como biscoitos, torradas, pães, bolos, massas, salgadinhos e até mesmo na cerveja e no sorvete. Porém, para quem sofre com a doença, a ingestão da proteína provoca uma irritação na parede do intestino delgado, causando lesões e prejudicando a absorção de nutrientes_ explica a especialista.


Sintomas da intolerância ao glúten


É importante esclarecer que os sintomas se apresentam de maneiras diferentes no organismo de cada pessoa. No entanto, em alguns casos, o indivíduo pode ter baixa imunidade, doenças de pele como dermatite, eczema, enxaquecas, cansaço excessivo e até sintomas depressivos, como ansiedade. 

Os sintomas podem ser leves ou pouco específicos. Sendo assim, para identificar a doença é necessário primeiro observar quais as reações do seu organismo ao ingerir determinados alimentos. 

Na constatação de algum dos sintomas, o ideal é buscar ajuda de um médico— informa a nutricionista.

Os principais sintomas são diarreia ou prisão de ventre, vômitos persistentes, inchaço e dor abdominal, flatulências, má digestão e perda de peso.


Substituindo os alimentos


A opção é trocar o glúten por produtos derivados do milho, arroz, como farinha de arroz e quinoa. 

Além disso, optar pelo macarrão de quinoa ou de arroz. Já no lugar dos molhos e sopas prontas, o ideal é que o mesmo seja produzido em casa, pois não é utilizado trigo para engrossar. 

Antes de fazer a substituição, é importante buscar orientação de um médico para que ele oriente sobre o que é ou não permitido. A mudança alimentar deve ser de maneira lenta e progressiva— explica Ana

Todavia, atualmente uma dieta que tem ajudado a controlar a doença celíaca é a dieta do genótipo. 

Consiste numa forma de se alimentar baseada em informações do tipo sanguíneo e medições corporais específicas de cada pessoa. Através dessas informações, é identificado o tipo de genótipo que a pessoa se encaixa.


Nenhum comentário: