PRÁTICAS E EXIGENTES

11 de agosto de 2012

Quem usa lentes deve cuidar com a higienização.


Difícil saber quem usa óculos hoje em dia. As lentes de contato seguem sendo a principal alternativa para quem é míope.

As mais comuns são as gelatinosas. Feitas de silicone ou hidrogel, oferecem melhor oxigenação à córnea e, normalmente, são descartáveis após um período que varia de um dia a um ano.

Esse tipo de lente tem diâmetro fixo e curva padrão. Escolhemos apenas o grau adequado – explica o oftalmologista Ricardo Castanheira.

Apesar de muito comuns, não corrigem o astigmatismo, distúrbio causado pelo formato irregular da córnea e que resulta na falta de nitidez da imagem.

Para esses casos, é melhor a lente dura, que tem uma qualidade de visão melhor, durabilidade maior e mais resistência a fungos e bactérias – explica o oftalmologista Clênio Fonseca.


Respeito ao tempo de uso

 

Um dos principais erros de quem usa lentes é usar mais do que o recomendado. Se o produto foi feito para durar um mês, usar por mais empo pode causar lesões sérias na córnea, conjuntivite e até uma úlcera.

Em uma comparação, a lente no olho seria como ter um saco plástico ao redor da cabeça, fica difícil respirar – explica Fonseca.

Durante o dia, com os olhos abertos, o oxigênio entra e, a cada piscada, o olho é irrigado com lágrimas que têm o gás diluído. Quem opta por elas deve firmar o compromisso de tirá-las, diariamente, antes de dormir, higienizá-las com soro específico e deixá-las no estojo durante a noite para evitar contaminação.

Para se ter uma ideia, cerca de 30% dos usuários de lentes as abandonam por problemas diversos ligados ao mau uso.

Manual do usuário


>
Lave as mãos com sabonete para remover dos dedos restos de nicotina, perfume, oleosidade ou corpos estranhos que podem danificar as lentes. Devem ser evitados sabonetes com creme antisséptico, desodorante químico ou fragrância pesada porque pequenas porções dessas substâncias podem ser transferidas para os olhos.

>
Seque as mãos em toalhas que não soltem fiapos e mantenha as unhas sempre aparadas e limpas. É preciso também não esquecer de remover as lentes de contato antes de usar produtos em pálpebras e cílios.

>
Para a limpeza, podem ser usadas soluções limpadoras surfactantes (substâncias que têm propriedades detergentes), limpadores enzimáticos ou soluções multiuso.

>
A limpeza do estojo deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, com água quente, sem sabão, com utensílio tipo escova de dentes. Deixar o estojo secar ao ar livre e, depois de seco, guardá-lo fechado.

>
Recomenda-se usar estojo descartável ou trocá-lo, pelo menos, a cada seis meses, pois nutrientes que desenvolvem microorganismos provenientes dos dedos ou da própria lente suja podem provocar infecções.


Jamais…



>
Durma de lente

>
Descuide da higiene

> Compre lentes de procedência duvidosa

>
Exceda o número de dias ou horas determinados pelo médico que receitou as lentes

>
Use lentes sem recomendação de um oftalmologista

Fonte: Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria


Nenhum comentário: