FICAR MUITO TEMPO SENTADO PODE GERAR CONDROPATIA NOS JOELHOS

Efeito do sedentarismo  19/08/2012

Longos períodos sentados devem ser evitados para para que haja um bom equilíbrio muscular dos membros inferiores.
Problema pode ser evitado com bom equilíbrio muscular dos membros inferiores.

Grande parte da população trabalha sentada. A inatividade, além de comprometer o funcionamento do coração e do pulmão, prejudica ossos e articulações, como os dos joelhos.

De acordo com o ortopedista Paulo Henrique Araujo, pacientes que ficam muito tempo sentados, com os joelhos dobrados, e os sedentários, que apresentam um fortalecimento muscular inadequado e mau alongamento dos grupos musculares dos membros inferiores, podem desenvolver condropatia da articulação femoropatelar, também chamada de condromalácia. Trata-se de um desgaste que acomete a cartilagem da patela ou da tróclea, uma região do fêmur onde a patela se articula.

Quando o joelho fica dobrado em um ângulo maior do que 40 graus, a patela passa a fazer contato com a tróclea de maneira mais intensa, provocando uma sobrecarga da patela contra o fêmur. Além disso, o desequilíbrio muscular provocado pelo sedentarismo modifica a biomecânica normal do joelho, levando também à sobrecarga da articulação femoropatelar e ocasionando a condropatia — explica o ortopedista.

Se um dos joelhos sofre de condropatia da articulação femoropatelar, a saúde e a funcionalidade do outro também pode ficar comprometida. Isso acontece por dois motivos: ou porque o outro joelho pode ter as mesmas deficiências musculares que originaram o problema no primeiro, ou porque o outro joelho acaba sendo sobrecarregado para desempenhar parte das ações que deveriam ser divididas entre os dois.


Mulheres são mais acometidas


A condropatia da articulação femoropatelar ocorre por uma modificação na biomecânica normal destas juntas, que impõe uma fricção maior no deslizamento da patela contra a tróclea. Os principais sintomas são dor, estalidos e rangidos.

Embora o problema possa ser diagnosticado em ambos os sexos, as mulheres são mais acometidas por apresentarem características anatômicas que favorecem essas lesões — revela o médico.

Segundo Araujo, o principal tratamento da condropatia da articulação femoropatelar é feito por meio do reequilíbrio muscular, que pode ser adquirido durante sessões de fisioterapia. O tratamento deve ser individualizado, pois cada paciente apresenta uma deficiência específica. A intervenção medicamentosa também pode ser instituída para recuperar as áreas de perda cartilaginosa, porém com sucesso variável.

O médico esclarece, ainda, que o tratamento cirúrgico é menos frequente, mas possível em casos específicos. A técnica empregada no tratamento cirúrgico, seja ela minimamente invasiva por meio de artroscopia ou através de cirurgia aberta, dependerá do grau da lesão apresentada e, principalmente, das causas que levaram a essa lesão.


Problema pode ser evitado


As condropatias são irreversíveis. Ao tratar as lesões, o que se deseja é eliminar ou diminuir os sintomas, principalmente a dor.

O índice de reincidência de dor é alto se o paciente não controlar o déficit que motivou a lesão. Ou seja, se a limitação muscular, uma falta de alongamento adequado ou falta de fortalecimento muscular desejável, não for constantemente combatida, ela pode desencadear novamente os sintomas alerta o médico.

Por isso, de acordo com Araujo, a melhor saída é sempre a prevenção. 

— As condropatias podem ser evitadas, principalmente, com um bom equilíbrio muscular dos membros inferiores. Além disso, evitar situações de risco, como ficar muito tempo com os joelhos dobrados e subir escadas muitas vezes ao dia, também pode ajudar — recomenda.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/08/ficar-muito-tempo-sentado-pode-gerar-condropatia-nos-joelhos-3856682.html

 

Nenhum comentário: