ANOTE 10 PENSAMENTOS DE OURO PARA VIVER BEM

Avaliação da vida  31/08/2012

Reservar momentos para a leitura e programas culturais é fundamental para estimular o cérebro.
Encerrando série de publicações, site especial traz dicas para alcançar o bem-estar interior.

Ao longo de uma semana, o site especial sobre Espiritualidade e Avaliação da Vida trouxe dicas para envelhecer com saúde e encontrar o equilíbrio interior para viver melhor. Encerrando a série de publicações, o site apresenta 10 "pensamentos de ouro" para sintetizar as lições sobre essas duas dimensões, que estão entre as mais relevantes para o bem-estar dos porto-alegrenses, conforme a pesquisa Índice de Bem-estar, da Unimed Porto Alegre.

 Anote aí:


1. Você vai mudar, mesmo sem querer. Cedo ou tarde, sua vida vai ser modificada, mesmo que você não queira. Muitas vezes, mudamos porque somos impulsionadas por acontecimentos dolorosos ou de grande paixão inesperados. Poucas vezes isso acontece pela simples busca por mudanças. Logo, precisamos baixar a guarda, tranquilizar o coração e compreender o que aconteceu.


2. Produza, faça coisas novas, converse, movimente-se. Estar bem física e mentalmente é essencial para garantir o bem-estar.


3. Cuide da sua saúde. Na terceira idade, é comum aparecerem incômodos como dores articulares, diminuição do tônus muscular e problemas de coluna. Procure ajuda médica, pois nada atrapalha mais a qualidade de vida do que não estar em plenas condições físicas


4. Não fume, não beba. Mantenha uma dieta saudável com pouco sal, açúcar e gordura e pratique exercícios físicos frequentemente


5. Tome cuidado com o estresse do dia a dia. Controle suas emoções e pensamentos para ter uma vida mais leve e evitar doenças futuras ocasionadas pelas preocupações em excesso


6. Cative e mantenha uma rede de apoio. Além da família, amigos e até ajuda do governo fazem diferença na autoestima


7. Invista em leituras e em programas culturais. O cérebro precisa ser constantemente estimulado, não importa a idade


8. Liberte-se da acomodação. Mudança não é uma jornada simples, sobretudo para quem é avessa a aventuras que embaralham a rotina. No entanto, trata-se de uma reformulação vital. Do contrário, corremos o risco de morrer asfixiados por pura e simples falta de motivação.


9. Procure atividades pela quais tenha real interesse. Evite aquelas que servem apenas para "matar o tempo". O intuito deve ser desenvolver uma nova habilidade e aprender coisas novas.


10. Espiritualize-se. Um estudo da Universidade Duke mostrou que os pacientes que registravam pensamentos espirituais em uma agenda tinham menos problemas de saúde e mais humor. Faça um diário parecido como terapia. Suas palavras não precisam ser profundas nem bem fundamentadas. Basta que elas mostrem o apreço pela vida.

FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/08/anote-10-pensamentos-de-ouro-para-viver-bem-3869837.html


Nenhum comentário: