REMÉDIO PARA ALZHEIMER FABRICADO NO BRASIL PASSA A SER DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE ESTE MÊS

Solução caseira 02/07/2012

Laboratório firmou compromisso de atender toda a demanda nacional do medicamento.


Começaram a ser entregues na sexta-feira,às secretarias estaduais de Saúde, os primeiros lotes de rivastigmina, medicamento destinado ao tratamento dos portadores de Alzheimer, fabricado nacionalmente. Quatro toneladas do remédio serão distribuídas gratuitamente para atender ao total da demanda do país. De acordo com dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), cerca de 6% dos 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos sofrem com a doença.

Um laboratório multinacional detinha a patente do remédio. Com a expiração da patente, teve início o processo de desenvolvimento da formulação do medicamento no laboratório do Instituto Vital Brazil (IVB), localizado em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O processo de produção teve início há dois anos, quando o IVB constituiu uma parceria que envolvia o laboratório Laborvida, do Rio de Janeiro, e o laboratório EMS, de São Paulo, o maior produtor do país no campo dos medicamentos genéricos. 

O vice-presidente do IVB, Bernardo Horta, disse que o projeto é fruto de uma nova política de governo federal que, por meio de legislações específicas, incentivou a produção nacional da rivastigmina, fortalecendo o campo da saúde através de uma parceria público-privada. 

Segundo o vice-presidente, o remédio deve estar disponível já a partir deste mês, e será entregue trimestralmente. O Ministério da Saúde será o responsável pela distribuição nacional gratuita do medicamento, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a distribuição dos lotes, o Instituto Vital Brazil firmou com o Ministério da Saúde contrato de cinco anos, com o compromisso de atender toda a demanda nacional necessária. O medicamento a ser entregue possui formulações que variam de 1,5 mg a 6 mg, em embalagens de 15 cápsulas cada.

O Alzheimer é uma doença degenerativa, caracterizada pela perturbação das funções cognitivas, e é ainda incurável e progressiva, levando à morte. Esses sintomas muitas vezes são acompanhados pela deterioração do comportamento social, da motivação e do controle emocional.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.