SERVIÇO AVISA SOBRE MAU HÁLITO POR E-MAIL OU POR CARTA

06/09/2011

 

Cerca de 30% da população brasileira é acometida ocasionalmente ou de forma crônica pela halitose.

Associação Brasileira de Halitose criou o serviço porque 99% dos portadores do problema afirmaram que gostariam de ser avisados sobre alteração.

 

Ter de avisar alguém sobre seu mau hálito é uma situação bastante embaraçosa. Para ajudar nesta tarefa e contribuir com a melhora da saúde bucal da população, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) está disponibilizando gratuitamente em seu site o “SOS Mau Hálito”, um serviço que avisa por meio de e-mail ou carta a quem possivelmente está com o problema, sem, é claro, revelar o nome da pessoa por trás da informação.

Em pesquisa feita pela entidade, 99% dos portadores de halitose afirmaram que gostariam de ser avisados a respeito do hálito alterado. Segundo o presidente da entidade Marcos Moura, com o SOS Mau Hálito, o recado é dado sem que ninguém passe por constrangimentos.

— O mau hálito causa imensas limitações em todas as áreas da vida e tomar conhecimento desta alteração é o primeiro passo para resolvê-la — diz.

Cerca de 30% da população brasileira é acometida ocasionalmente ou de forma crônica pelo problema, ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas. E, na maioria das vezes, não é possível identificar sozinho que está com mau hálito, pois o nariz acostuma-se com o odor e deixa de percebê-lo, conforme explica Moura.

— Também não adianta improvisar nenhum tipo de teste em si mesmo, por que isso realmente não funciona — alerta.

Alguns aparelhos presentes nos consultórios odontológicos ajudam a identificar a halitose, mas o instrumento mais confiável para detectá-lo ainda é o nariz de outras pessoas.

De acordo com a associação, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal. Problemas de estômago, ao contrário do que muitos pensam, responde por apenas 1% dos casos. Por este motivo, o consultório do dentista deve ser o primeiro lugar a ser procurado por quem deseja evitar ou eliminar o problema.

O serviço

Ao receber o e-mail ou carta da ABHA sobre possível mau hálito, o destinatário tem acesso a uma lista dos profissionais indicados pela associação e também toma conhecimento da página da entidade na internet, onde pode encontrar informações importantes para entender melhor a alteração e saber como proceder para combatê-la.

Apesar de toda a boa intenção, o serviço pode ocasionalmente ser alvo de eventuais brincadeiras de mau gosto.

— Porém, caso a pessoa suspeite ou confirme estar com halitose, estamos sempre à disposição para esclarecer e ajudar, até mesmo indicando um profissional qualificado para auxiliá-la — defende Moura.

Prevenção

Entre os procedimentos que ajudam a evitar e combater o mau hálito estão escovação correta, uso rotineiro do fio dental e do raspador de língua, maior consumo de água no dia a dia e, claro, o tratamento adequado de cárie, gengivite, periodontite, entre outros.

A prevenção e o tratamento da halitose são importantes porque, além de contribuir com inúmeras doenças, o mau hálito segrega o portador, levando-o à perda de autoestima e até ao isolamento social.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3476524,Servico-avisa-sobre-mau-halito-por-e-mail-ou-carta.html

Nenhum comentário: