ESCLEROSE MÚLTIPLA,30 MINUTOS DE EXERCICIO DIÁRIO AJUDAM A COMBATER FADIGA

20/09/2011



Cerca de 30 minutos de exercício físico diário podem ajudar combater o cansaço e a fadiga em doentes com Esclerose Múltipla (EM), avança comunicado de imprensa. A Esclerose Múltipla (EM) é doença crónica que pode trazer repercussões importantes à vida dos doentes, mesmo nas fases de menor incapacidade.
 
Na optimização dos cuidados em Esclerose Múltipla, os especialistas recomendam programas de exercícios destinados a aumentar a aptidão cardiorrespiratória, força muscular e mobilidade de forma a melhorar o estilo e qualidade de vida e reduzir os riscos de outras patologias.
 
Em função da sua importância, a Ergonomia e Exercício Físico será um dos temas em análise na reunião “Esclerose Múltipla: pequenos Grandes Desafios”, uma iniciativa do Serviço de Neurologia do HGO exclusivamente dedicada aos doentes com EM. O evento decorre no próximo dia 24 de Setembro, na sede da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Fogueteiro, a partir das 10:30.
 
Segundo Irene Mendes, neurologista e coordenadora desta iniciativa, “nos doentes com Esclerose Múltipla, a discussão e definição de estratégias para a melhoria das actividades de vida diária e das capacidades de cada indivíduo é um complemento determinante na abordagem do doente e da doença crónica. Esta reunião pretende fornecer ao doente com Esclerose Múltipla, estratégias de optimização das suas potencialidades de forma independente”.
 
"Uma das nossas utentes mais entusiastas definiu a reunião como uma óptima ideia no apoio às dificuldades do dia-a-dia", acrescenta.
 
Durante a reunião será debatido um conjunto de temas de interesse para a vida diária dos doentes como “Ergonomia e Exercício Físico”, “Mitos na Esclerose Múltipla”, “Enfermagem de Reabilitação” e “Moda Inclusiva”. O objectivo passa por proporcionar conhecimentos, informação e ferramentas para que os doentes com EM adoptem hábitos de vida saudável na gestão diária da patologia.

Nenhum comentário: