AMERICANA ACORDA DE CIRURGIA FALANDO SOTAQUE BRITÂNICO

16/05/2011



RIO - O resultado de uma cirurgia odontológica realizada no início do mês em Oregon, nos Estados Unidos, tem chamado a atenção da comunidade médica. Uma paciente americana acordou da sedação falando com sotaque britânico.
A mulher de 56 anos deu uma entrevista ao programa "Today", da NBC, respondendo a perguntas num sotaque que a emissora descreveu como "uma estranha mistura de irlandês, escocês e britânico, talvez com uma pitada de australiano e sul-africano". A entrevista foi reproduzida pelo site do "Los Angeles Times", para ouvir, clique aqui .
Há especulações sobre o que pode ter acontecido. Alguns dizem que ela pode ter tido a Síndrome do Sotaque Estrangeiro, uma doença rara mas real que afeta a fala. Ela pode ser causada por uma batida na cabeça, uma hemorragia cerebral ou esclerose múltipla.
A fala da pessoa afetada continua compreensível, mas o ritmo torna-se incomum, de acordo com uma cartilha da Universidade do Texas, em Dallas, sobre o transtorno. Os pacientes podem ter dificuldade em pronunciar os encontros consonantais ou alongar as vogais.
Fica parecendo que o orador mudou de sotaque - cientistas já documentaram que isso aconteceu com sotaques em japonês, coreano, espanhol e húngaro, entre outros. Um neurologista norueguês registrou o caso mais conhecido da síndrome de sotaque estrangeiro: uma mulher de 28 anos, em Oslo, que foi atingida por um fragmento de bomba durante a Segunda Guerra Mundial e acordou falando com um sotaque alemão.

Nenhum comentário: