DE TODA A MAGIA DE ALICE, AO DRAMA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Publicado em 15 de Dezembro de 2013

 

Lançamento do livro de Lucia do Valle aconteceu recentemente no Shopping Palladium.

Lucia do Valle lançou “Entre o Caos e o Bom Humor”. A obra possui 72 páginas. Para falar da sua doença, autora utiliza a magia da história de ‘Alice no País das Maravilhas’.

 

 

A professora ponta-grossense, Lucia do Valle, lançou recentemente o livro “Entre o Caos e o Bom Humor”. A publicação retrata como a autora enfrentou o diagnóstico da esclerose múltipla, recebido há 15 anos. Para expressar as diversas etapas e formas de como enfrentou a doença, Lucia utilizou metáforas e comparações com a famosa história de ‘Alice no País das Maravilhas’. A ideia surgiu a partir de um apelido que a família deu a ela no início do tratamento. Segundo a autora, havia dias em que estava muito alegre e, quando chegava em casa, a família dizia que ela estava Alice, que é toda encantada. No texto, a autora utiliza o início do filme para contextualizar os principais tópicos do livro. 

De acordo com Lucia, a queda de Alice no buraco e a tontura foram relacionadas ao momento em que ela recebeu o diagnóstico, quando se sentiu perdida e sem chão. A obra tem 72 páginas e, de acordo com a autora, a intenção é oferecer uma leitura rápida e leve, o que influenciou na escolha do nome do livro. Lucia conta que sua principal paixão é escrever romances, mas que viu na autoajuda uma oportunidade de incentivar outros pacientes crônicos a enfrentarem suas doenças.

A publicação da obra é patrocinada pela Unimed Ponta Grossa e, para o presidente da cooperativa, Dr. Lecy Ferreira Mattos, na ocasião do lançamento, a história permite enriquecer o conhecimento dos pacientes e estimulá-los a não desanimar e seguir o tratamento. O livro pode ser adquirido nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium pelo preço de R$ 12,90. Interessados em bater um papo com a escritora podem ir hoje a Livraria depois das 16h ou na próxima quinta-feira no mesmo horário.

Jornal da Manhã: Agora que você já lançou o livro, que ele já pode ser apreciado pelas pessoas, como foi à recepção por parte do público?

Lucia: Foi uma recepção boa em vários sentidos. Primeiro que eu não achava que um livro de autoajuda fosse tão receptivo. Segundo, porque eu tive o patrocínio total da Unimed. Eu achei isso muito bom, pois já deu para ver que outras publicações também estão contanto com o patrocínio de empresas da cidade, valorizando os escritores ponta-grossenses. 

Terceiro, porque foi uma experiência maravilhosa poder apresentar um romance para o público. Esse meu texto já estava há dois anos na gaveta. Então, isso significou muito para a minha pessoa. Eu estou esperando agora que mais pessoas que já leram cheguem até mim e comentem as suas impressões da obra. Incluo nesse grupo ainda, as pessoas que sofrem de alguma doença crônica. 

Quero muito saber o que elas acharam do livro.

 

Nenhum comentário: