PORTO ALEGRE TERÁ SEVIÇO PIONEIRO DE ATENÇÃO A HEPATITES

12/02/2012

Serviço será prestado no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas.


Profissionais da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS) vão conhecer nesta segunda-feira o projeto de implantação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Hepatites Virais, que será instalado no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV). O serviço será o primeiro do Brasil a oferecer assistência a todas as necessidades dos portadores de hepatite crônica no mesmo local, com estrutura mantida por governo municipal.

A apresentação do projeto será feita durante o Seminário de Integração SAE – Hepatites Virais, que começará às 14h, no Hotel Coral Tower (avenida Protásio Alves, 2966), com abertura feita pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. Vinculado à Área Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da SMS, o novo serviço será prestado por uma equipe multiprofissional, composta por oito médicos gastroenterologistas, mais infectologistas, psiquiatra, psicólogo, dois radiologistas, quatro enfermeiros, nutricionista, assistente social, dois farmacêuticos, terapeuta ocupacional e dois funcionários administrativos.

Os pacientes receberão atendimento individual e poderão participar de grupos de apoio que vão tratar de cuidados terapêuticos de hepatites, proteção da saúde em geral, medicações e nutrição. Contarão ainda com exames de endoscopia.

A hepatite C torna-se crônica em 80% das pessoas que contraem a doença e, em 30% desses casos, evolui para cirrose hepática. Há risco também de desenvolvimento de câncer de fígado. Pacientes com hepatite B crônica também estão sujeitos a ter cirrose hepática. Em pessoas vivendo com HIV/Aids, a progressão das hepatites é mais agressiva, o que torna necessário o acompanhamento de um médico infectologista, além do gastroenterologista, que normalmente trata dessas enfermidades. Estima-se que Porto Alegre tenha 25 mil portadores de hepatite C, e que mais de 20 mil não estejam em tratamento. 


Nenhum comentário: