NO RITMO DO FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA,VEJA 10 MOTIVOS PARA COMEÇAR A PEDALAR

22/02/2012 


Além de alternativa para a mobilidade urbana, andar de bicicleta também é um ótimo exercício.

Evento em Porto Alegre reúne entusiastas da bicicleta como meio de transporte.



Desde 12 de maio de 2011, os holandeses Hilde de Leeuw e Tos Alles estão viajando sem usar uma gota de gasolina. Para cruzar o Atlântico, eles pegaram carona com dois brasileiros que viajavam em um veleiro, e conseguiram chegar até Recife (PE), de onde seguiram até o sudeste brasileiro, passando pelo interior de Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A partir dali, vieram até Porto Alegre margeando o litoral.

Eles contarão sua história “De casa para o mundo”, no térreo da Usina do Gasômetro, na sexta-feira, às 9h. O relato da dupla faz parte do 1º Fórum Mundial da Bicicleta, que ocorre de 23 a 26 de fevereiro, na capital gaúcha. A proposta é abrir espaço para discutir o futuro das cidades e o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural. A data foi escolhida porque em 25 de fevereiro o atropelamento dos ciclistas da Massa Crítica em Porto Alegre completará um ano.

O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre também terá espaço na programação desta sexta-feira, às 10h, em um painel que reunirá a urbanista inglesa Fiona Roy, especialista em mobilidade, e o arquiteto Régulo Franquine Ferrari, coordenador de Projetos de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).


A programação completa e mais informações sobre o encontro estão disponíveis no site www.forummundialdabici.com.


Dez motivos para começar a pedalar.

Além de ser cada vez mais difundida como uma alternativa para a mobilidade urbana, andar de bicicleta é uma atividade física que reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade. É o que garante o médico Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico World Bike Tour, realizado no fim de janeiro, em São Paulo. É ele também quem lista as 10 razões para começar a pedalar:

1. Combate estresse e depressão — as contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo a incidência de ansiedade, angústia e depressão. 

2. Desintoxica — com o aumento da sudorese durante a pedalada, o processo de metabolismo se acelera e contribui com a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. 

3. Emagrece — combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

4. Melhora o sono — o ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas — que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 

5. Reduz colesterol e triglicerídeos — com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. 

6. Evita o infarto — ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio. 

7. Diminui a pressão arterial — pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 

8. Aumenta a imunidade — com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a se defender de vírus e bactérias. 

9. Melhora a respiração — o esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

10. Garante boa forma e fôlego de atleta — a prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 

Nenhum comentário: