MITOS E VERDADES SOBRE MUSCULAÇÃO

04 de fevereiro de 2012



1. Musculação emagrece

 

Verdade - Ainda que o gasto calórico seja pouco significativo, pois se trata de uma atividade localizada, um corpo com maior percentual de massa muscular queima mais do que um com maior percentual de gordura. Cada quilo de músculo consome 35 calorias por dia em repouso, enquanto um quilo de gordura consome apenas seis calorias nas mesmas condições. Por muito tempo, acreditou-se que o único e verdadeiro aliado do emagrecimento era o exercício aeróbico. Entretanto, a musculação também consome gordura como fonte de energia, durante e após a execução do treino, para a recuperação do músculo. O ideal para quem quer emagrecer é aliar o treino de musculação com o aeróbico.




2. Não adianta começar a fazer musculação só depois dos 40

 

Mito - Trabalhar os músculos é importantíssimo a partir dessa idade – e mesmo quem nunca praticou pode começar –, pois é quando o corpo perde massa muscular e óssea. A musculação, embora não consiga reverter esse quadro, pode retardá-lo. Um treino bem elaborado para uma pessoa nessa faixa etária, principalmente se focado em exercícios de força e resistência, pode atribuir muito em saúde e qualidade de vida, contribuindo para uma velhice sem dificuldades e com muito mais liberdade e autonomia.


3. Dá para ter um corpo durinho aos 30 sem virar marombeira

 

Verdade - A musculação traz benefícios a qualquer idade. E mesmo quem nunca fez atividade física ou deixou de fazer há muito tempo irá gozar de todos eles. Desde que siga um treino regular de, no mínimo, três vezes por semana, entre 30 e 40 minutos por dia, e uma alimentação balanceada, dá para manter o corpo em forma sem virar marombeira, sim.


4. O ideal é fazer aeróbico antes da musculação

 

Depende - O que dita a ordem do exercício aeróbico é o objetivo. Se a meta for ganho de massa muscular, ele deve vir antes, pois o seu corpo vai consumir carboidrato durante sua execução e ainda reservar energia para o treino de musculação em seguida. Se o seu objetivo é emagrecer, o aeróbico (pode ser bicicleta, corrida, natação) deve vir depois da musculação. Como esse tipo de atividade consome mais calorias, para quem busca o emagrecimento ele tem como objetivo principal queimar gorduras localizadas.


5. Musculação dá estrias

 

Mito - O principal causador das estrias é o crescimento acelerado da pele, como na adolescência, por exemplo, quando uma pessoa engorda ou emagrece muito rapidamente, espicha de uma vez e os seios ou bumbum crescem do dia para a noite. Na musculação, não há mudança em curto prazo que justifique o surgimento de estrias.


6. O corpo apaga os efeitos da musculação

 

Depende - O corpo, de fato, apaga os efeitos da musculação após o abandono da atividade. Mas quanto tempo ele leva para fazê-lo depende de quanto tempo se treinou e há quanto tempo deixou de praticar a atividade. A lógica é: quanto mais tempo se treina, em médio e longo prazos, mais tempo se leva para perder a memória, e, quanto menos tempo se treina, mais rápido se perde.

Nenhum comentário: