USAR VAGA RESERVADA DÁ MULTA MORAL

Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 

 

 

A partir de hoje, quem estacionar em alguma das 312 vagas reservadas de São Caetano, sendo 170 para idosos e 142 para deficientes físicos, estará sujeito a multa moral. No veículo será colocado folheto amarelo que avisa da proibição de parar ali. "A ideia é constranger e impedir a pessoa de estacionar novamente", explicou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Lílian Fernandes.

Para apresentar a multa moral aos moradores, foi realizada ontem, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, ação de conscientização em três pontos. Cadeiras de rodas foram estacionadas em vagas convencionais na Avenida Visconde de Inhaúma, na Rua Manoel Coelho e no estacionamento de supermercado na Rua Maranhão.

Enquanto as cadeiras ocupavam as vagas, eram entregues panfletos informativos. A cadeirante Michelle Balderama, 23 anos, ajudou na ação. Ela trabalha como vendedora em empresa especializada em tecnologia para mobilidade, que emprestou as cadeiras de rodas.
Michelle tornou-se cadeirante há cinco anos, após acidente. "Se a vaga é reservada, é porque é mais fácil para o deficiente estacionar ali", explicou aquilo que sente na pele.

Quem passava pela Avenida Visconde de Inhaúma por volta do meio-dia estranhava a movimentação. Após saber do que se tratava, Janderson dos Reis Daniel, 26, aprovou a iniciativa. Ele tem esclerose múltipla há dois anos e usou cadeira de rodas por sete meses. Agora, usa bengala. 

ATIVIDADES

São Caetano realizou outras atividades para comemorar o dia. Alunos da educação especial se divertiram no Parque Chico Mendes e, no Atende Fácil, foram diplomados dez agentes superação, pessoas com deficiência que começam a trabalhar em 1º de outubro em órgãos públicos.
Em Santo André, o passeio foi na Sabina Escola Parque do Conhecimento e reuniu 300 deficientes. Para finalizar a programação, São Bernardo apresentou as realizações feitas a partir de 21 de setembro de 2009, quando a cidade aderiu à campanha Acessibilidade: Siga essa Ideia.

FONTE:http://www.dgabc.com.br/News/5914956/usar-vaga-reservada-da-multa-moral.aspx

2 comentários:

Drika Sanz disse...

Muito legal isso, mas se afetasse o bolso de quem utiliza as vagas indevidamente seria ainda melhor, pois infelizmente muita gente só muda de postura quando tem de pagar.
Abraços

André Ponce da Silva disse...

Verdade Drika,onde dói mais é no bolso.
Abraços.