PERIODO MAIOR DE LUZ SOLAR TRAZ DISPOSIÇÃO E BOM HUMOR NA NOVA ESTAÇÃO

23/09/2011


A primavera traz, para a maioria das pessoas, um sentimento de renovação de energias.

Sol favorece alterações químicas no cérebro e garante maior motivação.

Além do inspirador colorido das flores, a primavera traz também, para a maioria das pessoas, um sentimento de renovação de energias que tem, segundo especialistas, relação com o sol e com a maior luminosidade da nova estação - ou seja, com o fim da estação mais fria e escura do ano.

No inverno, a falta de luminosidade provoca uma alteração na produção de melatonina, um hormônio produzido pelo cérebro durante a ausência de luz ou à noite. A presença do sol interrompe essa produção, fazendo com que aqueles sintomas de cansaço, sonolência, indisposição e preguiça comuns no inverno, acabem desaparecendo — explica a psicóloga Anissis Moura Ramos.

>> Em site especial, saiba como aproveitar a primavera sem descuidar da saúde

A falta da luz solar, comum no inverno, quando o dia termina mais cedo, pode causar outras alterações químicas, especificamente na produção da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono e também o apetite. De acordo com Anissis, um maior período de sol favorece as questões neuroquímicas.

Consequentemente, as pessoas terão mais disposição para realizar tarefas, pois o humor estará melhor. Com isso, haverá uma melhora também na autoestima, deixando a pessoa mais confiante, motivada, sentindo-se de bem com a vida, mais alegre — afirma.

Para o psiquiatra Nélio Tombini, chefe do serviço de psiquiatria da Santa Casa de Porto Alegre, outra explicação para o "ânimo primaveril" é o fato de que, atualmente, as pessoas sentem necessidade de sair com outras, estar na rua, movimentar-se.

Claro que o sol é estimulante, mas, como no inverno tende-se a ficar mais em casa, as pessoas ficam mais abatidas e queixosas. A empolgação com o começo da nova estação é também cultural — defende.

O tempo maior de sol, a beleza da estação e a expectativa da chegada do verão permitem que se passe mais tempo ao ar livre, fator que contribui bastante para o bem-estar e a qualidade de vida.

Ao ar livre, aumenta a capacidade criativa das pessoas, elas sentem mais liberdade, relacionam-se mais, conseguem apreciar a natureza. Isso permite que elas se "desliguem" das preocupações do dia a dia — completa a psicóloga. 

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3498261,Periodo-maior-de-luz-solar-traz-disposicao-e-bom-humor-na-nova-estacao.html

Nenhum comentário: