ALONGUE-SE,CONHEÇA AS DUAS PRINCIPAIS FORMAS DE COMPLEMENTAR OS EXERCICIOS

26/09/2011


Alongamento evita que os músculos fiquem encurtados e doloridos.

O alongamento é essencial para qualquer tipo de atividade física, seja para ativar a musculatura ou para relaxá-la. Apesar das muitas controvérsias sobre a melhor maneira de ser adotado se antes ou depois do treino, especialistas concordam que as duas principais formas de alongar são complementares aos treinamentos: o alongamento passivo (ou estático) e o balístico (ou dinâmico).

O primeiro tipo é o mais indicado para as pessoas que não são atletas e estão em busca apenas da boa forma física, e não do alto rendimento esportivo. Para surtir efeito na musculatura, é necessário permanecer em cada posição por um período de 10 a 30 segundos, sempre lembrando de usar a respiração para relaxar e aumentar a consciência corporal — aumentando, dessa forma, a amplitude dos movimentos e extensão dos músculos. O alongamento também ajuda nos afazeres do dia a dia, pois evita que os músculos fiquem encurtados e doloridos.

Apesar de ambos os tipos de alongamento serem bastante usados, o balístico é o mais frequente. É importante lembrar que o recomendado é que esse tipo de alongamento seja realizado logo após um breve aquecimento (de cinco a 10 minutos) e sempre antes de iniciar o treino.

Veja os movimentos dinâmicos mais comuns:

:: Chutes

Os chutes para trás podem ser feitos saltando e dando pequenos chutes na região dos glúteos. Eles melhoram a articulação do quadril, aumenta a flexibilidade da coluna e da área lombar, além de fortalecer as pernas.

Os frontais e laterais agilizam e fortalecem a mobilidade do quadril e a elevação das pernas.

:: Braços

Rotações para frente e para trás melhoram e aquecem a articulação do ombro e alongam alguns músculos peitorais

:: Parte de trás da coxa

Faz-se o balanço do corpo com a perna estendida para ampliar a capacidade de alongamento.

:: Movimento lateral

Trabalha a musculatura lateral do abdômen e pode ser feito sentado ou em pé.

:: Torção

O mais comum é a chamada posição do escorpião. Nela, eleva-se a perna e joga-se a mesma para os lados, em movimentos alternados.

O movimento ajuda no fortalecimento da região lombar e no ganho de flexibilidade da coluna.



Nenhum comentário: