Nuno não consegue ir ao centro de saúde

Nuno Cacheira,de29anos, sofre de distrofia muscular de Duchenne, doença degenerativa, e necessita de se deslocar com frequência ao centro de saúde de Alfena, em Valongo.

Só que pelo factodenãoconseguircircular dentro da unidade, uma vez que se desloca em cadeira de rodas, tem de receber a visita do médico em casa. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai construir uma nova unidade.
"Só fui uma vez ao centro de saúdequando andava na escola e quando estava saudável", lembrou Nuno. O jovem precisa de receber tratamentos no centro de saúde no mínimo uma vez por mês, mas não consegue ultrapassar vários obstáculos. "A paragem de autocarros fica longe e não há passeios até lá. O centro tem corredores estreitos e muitas escadas", enumerou.
Confrontada com esta situação, a ARS do Norte anunciou que pretende construir um centro no espaço de dois anos. "A actual unidade de saúde funciona no edifício do centro social local e tem cerca de 20 anos. Na altura foi a melhor solução que se encontrou, mas agora vamos construir um edifício com condições dignas", disse fonte do gabinete de comunicação da ARS Norte.
"FIQUEI SEM VER OS MEUS AMIGOS"
Nuno era uma criança normal até que, aos 9 anos, começou a sentir fraqueza muscular. "A professora notou que eu não tinha força e caía muitas vezes", recorda. Foi-lhe diagnosticada uma distrofia muscular, a mesma doença congénita e degenerativa que vitimou um tio.
Pela necessidade de ter sempre acompanhamento médico e por questões financeiras, concluiu a 3ª classe e teve de abandonar a escola. Filho único, passou a depender dos pais, que também têm problemas de saúde. Primeiro teve uma cadeira de rodas manual, ficando dependente da ajuda da mãe. Depois foi construída uma rampa em casa, mas a inclinação acentuada dificultava a saída. "Fiquei sem ver os meus amigos", lamenta Nuno Cacheira.
A cadeira eléctrica que depois conseguiu não era a adequada e causou-lhe ferimentos. Com a nova cadeira que recebeu da Associação Salvador ganhou mais autonomia. "Gosto de passear mesmo não sendo fácil", diz, divertido.

Nenhum comentário: