MENINO DE 12 ANOS,PORTADOR DE DOENÇA RARA,ESCREVE UM LIVRO.

27/05/2011 06h18min

 Na obra, Marcos Coelho Cezar mostra a todos suas ideias, sentimentos e a luta contra a enfermidade.
"Marcos Coelho Cezar é um guri inteligente, crítico e curioso. É criativo, gosta de desenhar e é muito romântico. Locomove-se em uma cadeira de rodas. E isso é o que o diferencia da maioria dos adolescentes."
É com palavras simples, cheias de sinceridade e emoção, como no trecho acima, que Marcos, 12 anos, se apresenta aos seus leitores. Foi por meio de um livro que o menino de sorriso meigo e jeito reservado encontrou uma forma de apresentar ao mundo suas ideias e sentimentos.
– Quem já leu, diz que é show – conta, satisfeito, o jovem autor.
Os originais começaram a ser escritos no ano passado, durante os encontros com a psicóloga Maria Cristina Abreu, do Centro de Reabilitação São João Batista - Educandário.
Doença causa fraqueza
Marcos se trata na instituição desde os sete anos, depois que descobriu ser portador de Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença rara que causa fraqueza muscular e dificuldade de locomoção. Como o garoto mesmo diz no livro, "a gente vai perdendo a força, primeiro nas pernas e depois isso continua pelo resto do corpo".
– O Marcos sempre teve clareza para se expressar. Uma vez, ele tinha comentado que queria escrever um livro. Vejo ele muito faceiro com isso – relata a psicóloga, responsável por registrar as ideias do garoto.
Mãe chora, com orgulho
Emocionada com a conquista do filho, Elisiane Cristina Coelho, 36 anos, está orgulhosa com o resultado do projeto. E confessa:
– Não consigo ler sem chorar.
Uma família muito unida
Marcos mora com a mãe, o irmão Ivan, 11 anos, e a avó materna no Bairro Hípica. Uma vez por semana, ele vai ao Educandário para receber diversos tipos de atendimento, como fisioterapia. À tarde, estuda no quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Araguaia.
– Ele tem muitas amizades bacanas na escola – relata a mãe.
Mas não são só amizades: Marcos vive rodeado de meninas, e as namoradas são inclusive motivo de conversas e brincadeiras entre ele e o irmão, que já se apaixonaram pela mesma garota. Em casa, os dois assistem à televisão e, quando vão bem na escola, a mãe autoriza a jogar videogame.
Namoradas serão o próximo assunto
Foram impressos 1 mil exemplares do livro, com o apoio da KNH Brasil Sul. Não há preço: cada um colabora como pode. O lucro servirá para continuar o tratamento do garoto.
Ele já teve uma sessão de autógrafos na escola e vai participar da Feira do Livro do Clube do Professor Gaúcho, na próxima sexta e sábado. Marcos sonha em escrever outro livro. E, como é um garoto romântico, o tema só poderia ser um: as namoradas. Falta apenas um patrocinador.
O trabalho do Centro
O Centro São João Batista é uma instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas, na Capital. A entidade sobrevive, principalmente, de doações e de trabalho voluntário.
Saiba como ajudar Marcos e o Centro no site www.educandario.org.br ou ligue para
3246-5655.


 

Nenhum comentário: