Esteatose hepática, uma doença silenciosa...saiba como prevenir...

#UnidosSomosMaisFortes💪

Silenciosa, a doença é caracterizada pelo excesso de gordura no fígado. Muito comum entre pessoas com sobrepeso, o problema pode evoluir para quadros mais graves, como a cirrose. 

CAUSAS

A principal causa é o excesso de peso, mas, embora não seja comum, existem doenças metabólicas que podem gerar o problema em pessoas magras. O fígado é um órgão que acumula gordura no organismo. Originalmente, essa capacidade funcionava como um estoque de energia mas, com a oferta alimentar excessiva, essa reserva pode ser prejudicial.

SINTOMAS

A esteatose hepática é silenciosa e não apresenta sintomas.

FATORES DE RISCO

Pessoas obesas ou com sobrepeso, hipertensos, diabéticos (ou que tenham tendência a diabetes) ou com alterações de colesterol e triglicerídeos são mais propensas à doença. Ganhar ou perder peso rapidamente também pode ser um risco. Pessoas com sobrepeso devem procurar um médico para ver se o fígado está bem, pois, quando há sintomas aparentes, é porque o quadro já está muito grave.

DIAGNÓSTICO

Em geral, a doença é descoberta quando o paciente se enquadra nos fatores de risco e o médico pede exames para averiguar, ou por acaso, em exames solicitados por outros motivos. A comprovação definitiva pode ser feita por meio de biopsia do fígado.

CONVIVENDO COM A DOENÇA

A evolução da esteatose para uma doença mais grave envolve diversos fatores, mas acredita-se que 20% das pessoas que têm o problema podem desenvolver a esteato-hepatite não alcoólica, que é uma inflamação causada pelo excesso de gordura no fígado. Em alguns casos, o quadro pode evoluir para cirrose e câncer.

TRATAMENTO

Não há tratamento específico para a gordura no fígado.
O que se trata são as causas que geram o problema.
Quando a questão está associada ao peso, o emagrecimento
é fundamental para evitar a evolução da doença, além do controle rigoroso do diabetes, do colesterol e da hipertensão. Medicamentos são usados para tratar doenças simultâneas.
É importante evitar o consumo de álcool, pois ele também pode gerar gordura no fígado.

PREVENÇÃO

Algumas medidas são indispensáveis para prevenir o acúmulo de gordura no fígado ou para reverter o quadro já instalado:

Manter uma dieta saudável acompanhada
por nutricionista

Realizar pelo menos 30 minutos de atividade
física por dia, de três a cinco vezes por semana,
seja aeróbica ou de resistência.

Manter o peso saudável


Nenhum comentário: