ESCLEROSE MÚLTIPLA GERA DIFICULDADES VISUAIS.

Terça-feira, 31 de maio de 2011 0:00 

 

A Esclerose Múltipla atinge cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. É uma doença do sistema nervoso central inflamatória autoimune (quando as defesas do organismo deixam de reconhecer o próprio corpo passam a atacar tecidos saudáveis do organismo, além dos vírus e bactérias). A Esclerose Múltipla compromete a qualidade de vida de seus portadores, pois gera dificuldades visuais, sensitivas e motoras. Tais alterações costumam surgir precocemente e se agravam com o passar dos anos, variando de um paciente para outro.

Os sintomas mais comuns da doença são a perda da acuidade visual que pode ocorrer em um ou ambos os olhos; perda de força muscular em um braço ou perna, dificuldade de coordenação motora, tremor, disfunção da bexiga e dos intestinos provocando incontinência. Esses sintomas se desenvolvem em duas a quatro semanas em pacientes jovens, na faixa etária que vai dos 20 aos 40 anos, e podem melhorar espontaneamente nos primeiros anos de doença.

Com o passar dos anos, o paciente pode ainda apresentar apatia, desatenção, euforia, choro súbito, entre outras dificuldades.

O tratamento proporciona uma estabilização da doença e permite que o portador da Esclerose Múltipla tenha melhor qualidade de vida.

Diagnosticada e tratada precocemente, os medicamentos podem retardar o desenvolvimento de novos surtos e riscos de incapacidade neurológica causada pela doença.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário: