Osteoporose: o que é, causas, sintomas e tratamentos

06 OUT 2017

A osteoporose decorre da diminuição da quantidade de cálcio no esqueleto...
Doença decorre da diminuição da quantidade de cálcio no esqueleto...

A osteoporose decorre da diminuição da quantidade de cálcio no esqueleto, por isso é tão importante o cuidado porque a doença está relacionada a maior risco de fraturas, principalmente na coluna, quadril e punho.

CAUSAS

Há uma grande influência genética, afetando muito mais as mulheres do que os homens. 

Muitos medicamentos podem provocar osteoporose, como os glicocorticoides (principal causa), anticonvulsivantes, quimioterápicos, doses excessivas de hormônio tireoidiano (usadas em pacientes com câncer de tireoide), pioglitazona (para diabetes), entre outros. 

“É ­necessária uma investigação, pois várias doenças ­também podem cursar com a osteoporose, como menopausa precoce, hiperparatireoidismo, síndromes de má absorção, artrite reumatoide, mieloma múltiplo, anorexia nervosa e hipercalciúria, entre outras”, comenta Sergio Setsuo Maeda, médico endocrinologista diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São ­Paulo.

SINTOMAS

Em geral, a doença é assintomática, sendo detectada pelo exame de densitometria óssea. 

Também pode ser descoberta pelas fraturas que geralmente ocorrem em coluna, punho e quadril, decorrentes de um mínimo trauma como cair acidentalmente. 

A cifose e a perda de altura são sinais do exame físico e da história clínica que podem sugerir a presença de fratura vertebral, que em muitos casos é assintomática.

TRATAMENTO

Envolve a adequação do cálcio e vitamina D, vindos pela dieta ou suplementos, associados a medicamentos ativos no tecido ósseo, como os antirreabsortivos (que diminuem a destruição óssea) ou formadores de osso, que devem ser considerados para uso por tempo determinado ou a depender do quadro do paciente, ­conforme julgamento ­médico­.

ALIMENTOS QUE SÃO BOAS FONTES DE CÁLCIO E QUE AJUDAM A PREVENIR A OSTEOPOROSE

-Leite, iogurte, coalhada, ricota, queijos em ­geral
-Sardinha, bacalhau e peixe
-Rúcula, salsa, couve, manjericão, brócolis, espinafre, agrião, sementes de gergelim e linhaça
-Ameixa preta, damasco, figo, laranja, morango
-Amêndoas, gelatina, chocolate, sucos de frutas, cereais e pães

Nenhum comentário: