Cuidado com a Síndrome do Túnel do Carpo...

04/10/2017 

Quem digita por muito tempo ou passa os dias tocando instrumentos pode acabar sendo vítima da Síndrome do Túnel do Carpo, que afeta um nervo entre a mão e o punho ...
Ações repetitivas com as mãos, como a digitação, são a principal causa do problema entre a mão e o punho...

Usados durante o dia quase todo, a mão e o punho apresentam uma variedade de funções e, por serem muito demandados, podem sofrer problemas que afetam a rotina do paciente. 

Uma doença resultante do trabalho repetitivo desses membros é a Síndrome do Túnel do Carpo, segundo a fisioterapeuta carioca Ana Gil.

"A síndrome é sinalizada por dor, dormência e formigamento na mão causado por compressão de um nervo [no canal do carpo] no punho, podendo os sintomas irradiarem também para o antebraço e o braço. 

Ela é comum em músicos, digitadores, escritores, costureiras e qualquer pessoa que trabalha com atividades manuais e que repetem os mesmos movimentos das mãos e punhos. 

Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum desta síndrome", esclarece a especialista.

Ana Gil ressalta que a principal causa da Síndrome do Túnel do Carpo é a Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho (DORT), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. 

Existem também outras causas: traumáticas, provenientes de quedas e fraturas; inflamatórias, como a artrite reumatoide; hormonais, ligadas à gravidez e à menopausa; decorrentes do diabetes mellitus; e geradas por medicamentos. 

Além disso, alguns tipos de tumores podem levar ao surgimento da síndrome.

A dor na região do punho, normalmente, é pior à noite, podendo ser tão intensa que chega a acordar a pessoa. 

"Em alguns casos, pode vir associada de irradiação, que chega ao braço e ao ombro. A flexão intensa dos punhos tende a piorar os sintomas de dormência e dor", completa a fisioterapeuta.

O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo é feito essencialmente por meio da fisioterapia, podendo incluir repouso, uso de gelo e talas para o punho, injeções de cortisona ou cirurgia. 

"Exercícios de alongamento terapêutico podem melhorar a flexibilidade e a condição física, restaurando a função e a qualidade de vida", comenta Ana Gil.


Nenhum comentário: