Estudo revela o impacto de ser cuidador de doentes com Esclerose Múltipla...


A Merck, uma empresa líder em ciência e tecnologia, anunciou recentemente os resultados de um estudo na área de ESCLEROSE MÚLTIPLA que reflete o impacto que a doença tem, não só na vida dos doentes, mas também na vida dos seus cuidadores.


O estudo que deu origem ao relatório “Viver com Esclerose Múltipla: A Perspetiva do Cuidador” foi desenvolvido em colaboração com a IACO e a Eurocarers para examinar as experiências de 1.050 cuidadores de doentes com esclerose múltipla. 

Continha 32 questões e foi implementado em sete países (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha). O estudo conclui que quase metade (48%) dos participantes se tornou cuidador de um doente com EM quando tinha menos de 35 anos e cerca de um em cada três cuidava de alguém há 11 anos ou mais.

Dos 1.050 cuidadores de doentes com esclerose múltipla entrevistados, 64% deles eram mulheres e 34% eram homens. Sendo que 1 em cada 5 prestava cuidados a doentes com EM há mais de 16 anos.

As principais conclusões deste estudo sobre o impacto da EM na vida dos cuidadores são:

- 62% dos cuidadores afirmaram que nunca tinham entrado em contacto com outros cuidadores de doentes com EM para partilharem a sua experiência e obterem apoio (online ou pessoalmente)

- Apenas 15% dos cuidadores estabeleceram contacto com outros cuidadores ou associações de doentes para procurar ajuda sobre como lidar com os desafios do papel do cuidador;

- 43% e 28% dos cuidadores entrevistados relataram um impacto respetivamente na sua saúde emocional/mental e na sua saúde física;

- 34% afirmaram que ser um cuidador de um doente com esclerose múltipla impactou a sua situação financeira, mais de um terço (36%) afirmou que teve de faltar ao trabalho e, como resultado, 84% desses cuidadores relataram que as suas carreiras profissionais foram afetadas;

- Relativamente à questão sobre quais os maiores desafios para os cuidadores de doentes com EM, 20% respondeu que eram as questões de tensão emocional/mental; 12% afirmou ser a natureza imprevisível da EM na pessoa que cuidam; também 12% refere o medo em não haver esperança real de recuperação.

Apesar do impacto significativo que ser cuidador tem na vida destas pessoas entrevistadas, com base nos principais resultados apresentados, houve aspetos positivos partilhados pela maioria dos cuidadores: (93%) concluem a importância do carinho e sentimento que desenvolvem para com os doentes de EM que estão ao seu cuidado e 50% dos cuidadores reconheceram que este papel os tornou mais fortes enquanto pessoas.

“A EM pode ser uma doença devastadora para doentes e cuidadores, com as responsabilidades assumidas pelos cuidadores durante um longo período de tempo e intensificando-se à medida que a doença progride. Os cuidadores podem ter um impacto profundo na sua saúde física e emocional, mas também na sua vida financeira e profissional” – afirma Nadine Henningsen, Presidente do Conselho de Administração do IACO. “Não surpreendentemente, os resultados desta pesquisa reforçaram o grande número de jovens que estão a tornar-se cuidadores, muitas vezes ainda durante o período de estudantes.”

“Com a divulgação dos resultados deste estudo sobre o impacto da esclerose múltipla na vida dos cuidadores, a Merck procura por um lado aumentar a consciencialização sobre a doença e por outro encontrar novos caminhos para a superação dos desafios impostos pela EM quer para os pacientes quer para os seus cuidadores.” Pedro Moura, Managing Director da Merck Portugal.

Nenhum comentário: