CONFIRA SE VOVÊ CORRE RISCO DE DESENVOLVER O DIABETES

#UnidosSomosMaisFortes

Santa Casa de Maceió 16 Novembro de 2015

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que aproximadamente 180 milhões de pessoas no mundo apresentem hoje diabetes.


Alimentar-se de forma inadequada e manter uma vida sedentária são hábitos nocivos que, infelizmente, a população dos países em desenvolvimento – entre os quais o Brasil – aprendeu rapidamente.

Mas o problema vai além da estética e muito além dos quilinhos a mais. 

As consequências de uma dieta desequilibrada e da falta de exercícios físicos pode levar o paciente a ser portador de diabetes mellitus, doença que é porta de entrada também para outras patologias, como infartos e derrames.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que aproximadamente 180 milhões de pessoas no mundo apresentem hoje diabetes e, provavelmente, chegue a 360 milhões em 2030.

Para alertar à sociedade sobre esta doença, que já atinge níveis epidêmicos, a OMS e a Federação Internacional de Diabetes (IDF por sua sigla em inglês) escolheram o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

Mas, o que é diabetes e como saber se a pessoa já é portadora da doença? 

Quem responde é a endocrinologista Maíra Viégas. “O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e (ou) de ação da insulina. 

Um dos principais problemas do diabetes é que ele pode se desenvolver de forma assintomática. Ou seja, quando os primeiros sinais de alerta começam a aparecer, o quadro já está bem estabelecido”, diz Viégas.

O ideal é não esperar os sintomas surgirem para procurar um médico. 

Com exames periódicos é possível diagnosticar o aumento da glicose e iniciar o tratamento precocemente, acrescenta a endocrinologista, que atua na Santa Casa de Maceió. O nível de glicose revela se você é um forte candidato ou não à doença.

Casos de diabetes na família são o primeiro sinal de que se deve procurar um médico, uma vez que o problema pode ser herdado. “Hoje, a epidemia de diabetes manifesta-se até entre as crianças, por estarem cada vez mais obesas”, explica Maíra Viégas.

A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. 

Diabéticos devem praticar com regularidade atividade física sob orientação médica e de um profissional de educação física.

Nenhum comentário: