QUESTÕES GRAVIDEZ-ASSOCIATED EM ESCLEROSE MÚLTIPLA PACIENTES DESTACADOS EM NOVA RESENHA

18 DE SETEMBRO, 2015

Um estudo recentemente publicado no European Journal of Neurology revisado algumas das questões associadas à gravidez na esclerose múltipla (EM) pacientes. 

O estudo, intitulado "Uma visão geral de questões relacionadas com a gravidez em pacientes com esclerose múltipla" e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Sapienza de Roma e Universidade de Ferrara, na Itália.

MS é uma doença neurodegenerativa crônica, progressiva que resulta de um ataque ao sistema nervoso central (cérebro, medula espinhal e nervos ópticos) pelo próprio sistema imunológico do corpo, resultando em comprometimento da função motora, deficiência neurológica irreversível e paralisia.

Gravidez não é geralmente considerada uma condição de alto risco em mulheres com MS, embora apresenta alguns desafios terapêuticos. Segundo os autores, o tempo de tratamento é o principal tema debatido no âmbito da disciplina de gravidez em pacientes com esclerose múltipla.

Estudos têm mostrado que a taxa de recidiva da doença em doentes grávidas é reduzido, especialmente no terceiro trimestre; no entanto, a taxa de recaída muitas vezes aumenta consideravelmente nos primeiros meses após o nascimento do bebê, geralmente retornando à taxa reportada no ano pré-gravidez.

O efeito protector que a gravidez parece ter em pacientes com esclerose múltipla em termos de taxa de recidiva e a actividade da doença não é completamente compreendido. 

A hipótese mais aceita é que, durante a gravidez, o estrogênio e outros hormônios sexuais promover alterações imunológicas que levam a um estado de anti-inflamatório predominante, ao passo que um estado pró-inflamatório é então desencadeado no período pós-parto.

O efeito global da gravidez em mulheres com MS ainda não está claro. 

Estudos de longo prazo de até 10 anos têm sugerido que a gravidez parece não ter impacto na evolução da doença a longo prazo ou progressão da incapacidade, nem no curso de gravidez ou fetais. Outros estudos, no entanto, indicou que a gravidez parece ter um impacto benigno no MS.

Terapias modificadoras da doença (DMTs) tomadas pelos pacientes com esclerose múltipla podem ter potenciais efeitos adversos sobre os resultados da gravidez e fertilidade, embora esses efeitos podem variar de acordo com cada terapia. Em geral, os pacientes são aconselhados a interromper DMTs antes da concepção. 

No entanto, alguns clínicos suportam o uso contínuo de terapias, como o interferão-beta e acetato de glatiramer durante a gravidez, a fim de reduzir o risco de recaídas em pacientes com doença grave ou altamente activa. 

Após o parto, o re-início da terapêutica DMT também é controversa. A evidência sugere que DMTs utilizar durante a amamentação devem ser evitados, enquanto que outros estudos sugerem que, devido ao aumento do risco de recidiva, no período imediatamente após o parto, terapia de DMT deve ser imediatamente re-iniciado.

Os autores enfatizam que a aparente falta de um impacto negativo no longo prazo MS curso da doença e da deficiência, bem como no curso da gravidez e os resultados fetais, é um fato relevante que deva ser comunicados de forma clara às mulheres com MS. Em relação ao uso de DMTs, os autores acreditam que a decisão clínica devem ser discutidas entre o paciente eo médico, e adaptadas a cada caso individual.

Nenhum comentário: