Estudos revelam benefícios do Tysabri® no tratamento da Esclerose Múltipla.


Matéria publicada em: 21/04/2010

A Biogen Idec e a Elan Corporation apresentaram um recorde de 15 comunicações e posters no 62.º Congresso Anual da Academia Americana de Neurologia (AAN), a maior reunião de neurologistas em todo o mundo, que decorreu de 10 a 17 de Abril, avança comunicado de imprensa. Os dados apresentados, baseados em estudos e análises post-hoc envolvendo doentes com esclerose múltipla (EM), destacaram as capacidades do Tysabri® (natalizumab), em melhorar de forma sustentada as funções visuais, a incapacidade, a qualidade de vida, a função cognitiva e a fadiga.

"O Tysabri® continua a mudar a forma como os neurologistas e os doentes definem o sucesso da terapêutica para controlar a EM", referiu Alfred Sandrock, vice-presidente do Departamento de Investigação e Desenvolvimento em Neurologia da Biogen Idec. Aliás, "os dados apresentados na AAN contribuem para o fortalecimento do conjunto de evidências científicas ligadas ao elevado perfil de eficácia do Tysabri®", completou o mesmo responsável.

A EM é um dos distúrbios neurológicos mais comuns, que afecta cerca de 5 mil pessoas em Portugal. Incapacidades físicas, como a perda de visão e a dificuldade em andar, estão entre os sintomas mais comuns associados à doença e podem ter um impacto devastador na qualidade de vida de muitos doentes.

Os dados apresentados no Congresso mostram que, em alguns doentes, o Tysabri® actuou positivamente na função visual, na incapacidade, na qualidade de vida, na função cognitivas e na fadiga.

Os resultados de uma análise post-hoc do estudo de fase III, AFFIRM, demonstraram que o Tysabri® conduz a uma melhoria sustentada da função visual em algumas pessoas com EM. As dificuldades visuais são um dos primeiros sintomas nos doentes com EM, tendo um impacto considerável no seu quotidiano.

Steven L. Galetta, da Escola de Medicina da Pensilvânia e um dos autores do estudo, salientou que "os problemas de visão aumentam o nível de ansiedade" dos doentes. Mas, "felizmente, este estudo indicou que o tratamento com natalizumab pode melhor a função visual". Esta melhoria foi avaliada através do cálculo do número de letras que cada doente conseguiu identificar correctamente em diferentes testes, ao longo de 12 semanas. Os resultados mostraram que as melhorias foram mais significativas com a utilização de Tysabri® do que com placebo.

Melhoria da função física


Segundo a avaliação efectuada através da EDSS (Expanded Disability Status Scale), foram verificadas melhorias na capacidade motora e na qualidade de vida de doentes tratados com Tysabri® no estudo AFFIRM.

Esta análise mostrou uma melhoria nos aspectos físicos e mentais de qualidade de vida. A associação entre a melhoria sustentada da incapacidade verificada através da escala EDSS e as medidas de qualidade de vida identificadas por cada doente sugerem que os dados obtidos são significativos para a compreensão do impacto das terapêuticas da EM.


Nenhum comentário: