EUA AUTORIZA TRATAMENTO EXPERIMENTAL CONTRA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

#UnidosSomosMaisFortes
 11-07-2016 


O físico e cientista Stephen Hawking enfrenta a doença desde os 21 anos.


A empresa farmacêutica AB Science anunciou nesta segunda-feira (11) ter obtido a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), a agência americana para medicamentos, para o uso compassivo em um único paciente de seu medicamento contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Chamada de doença de Lou Gehrig ou de Charcot, a ELA é uma enfermidade neurodegenerativa que afeta os neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários. 

A doença paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. O físico britânico Stephen Hawking sofre com um dos tipos da enfermidade desde os 21 anos.

O medicamento desenvolvido pela AB Science é experimental, baseado na molécula masitinib, e será aplicado em um paciente. 

“A FDA recebeu a primeira demanda de uso nominativo a título compassivo do masitinib em ELA e aceitou o pedido, com base nos resultados da análise provisória do estudo em fase 2/3”, afirmou o comunicado da agência americana.

100 mil pessoas afetadas

O uso compassivo significa que envolve um medicamento experimental, aplicado fora dos testes clínicos, para tratar um paciente sofrendo de uma doença grave ou potencialmente fatal, ou ainda uma doença para a qual não existem outros tratamentos alternativos satisfatórios.


A Esclerose Lateral Amiotrófica afeta cerca de 100 mil pessoas no mundo todo, sendo 30 mil apenas nos Estados Unidos. 

Sua origem ainda é desconhecida. Cerca de 90% dos pacientes atingidos pela ELA morrem dentro de 10 anos.

A AB Science conduz atualmente estudos de fase 3 para o masitinib, com indicação para 12 doenças, entre elas o câncer, doenças neurológicas e inflamatórias como Esclerose Múltipla.

Nenhum comentário: