O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA...

15 de setembro de 2015

A esclerose múltipla (EM) é uma condição clínica caracterizada por uma perda de mielina do tecido que rodeia os nervos e ajuda na condução normal dos impulsos eléctricos.



Os sintomas mais comuns incluem fraqueza nos braços ou pernas, perda de equilíbrio e problemas com a mobilidade e função da bexiga. 

Embora a própria condição não pode ser curada, o tratamento destina-se a retardar a progressão da doença e ajudando os pacientes a recuperar a um ponto onde eles são independentes em casa. 

A terapia física desempenha um papel importante no processo de reabilitação e melhora a qualidade de vida dos pacientes com EM.

O objectivo da terapia física é o de assegurar que o paciente mantém um grau de funcionalidade e é capaz de realizar as actividades diárias sem muita dificuldade. 

A terapia física é uma parte importante do processo de tratamento, durante as diferentes fases de MS. Durante a avaliação inicial, o terapeuta irá determinar se existem quaisquer limitações com sensação de pele, a força muscular e a função global.

MS também pode se apresentar como uma condição lenta, progressiva que recai um número de vezes e parece 'ir embora'. Não se deixe enganar, porque pode causar severas limitações ao longo do tempo.

Em algumas situações, os efeitos colaterais são mínimos e vida diária não é prejudicada. Progressão de cada pessoa é diferente. Seu fisioterapeuta irá sempre avaliar os problemas funcionais mais importantes afetando você e vai atender a essas necessidades em um programa de tratamento abrangente, personalizado.

Supervisionado, exercício controlado é a base do tratamento fisioterapêutico. Como os pacientes tendem a cansar rapidamente, planos de exercício são projetados para ser simples e gradual.

Programas de exercícios também são projetados para ser intermitente para evitar "ataques" repentinos de dor e desconforto. Aqui estão alguns dos benefícios da fisioterapia no MS.

1. A correção de postura e melhorou o controle do tronco - Os pacientes com MS estão em risco de cair, a terapia física de modo visa controlar a postura eo equilíbrio para minimizar o risco de quedas.

2. Aumentar a independência funcional com andadores - Para melhorar a independência e movimento, um fisioterapeuta pode prescrever ajudas incluindo andadores, bengalas, e palmilhas feitas sob encomenda (suportes). Condições como a queda do pé e perda de sensibilidade nas extremidades inferiores podem justificar o uso de órteses adicionais.

3. Reforçar a mobilidade - A mobilidade é um requisito importante para a independência do paciente. Conjunto e rigidez muscular (especialmente nas pernas) pode ser corrigido com exercícios de alongamento. Rigidez nos músculos do pescoço podem afetar pescoço e cabeça postura e controle, que também pode ser corrigido com suportes e exercício.

4. Restauração do tônus muscular - tom aumentado (hipertonia) ou diminuição do tônus muscular (hipotonia) é um resultado do impacto de MS sobre os nervos. Um fisioterapeuta poderá utilizar técnicas manuais para melhorar a sensação conjunta e restaurar o tônus muscular normal.

Fisioterapeutas desempenham um papel importante na gestão dos pacientes com EM, bem como várias outras condições que afetam os nervos, músculos, ossos e articulações. 


Dr. Daniel Skulavik, PT, DPT, OCS, é com o Advanced Fisioterapia localizado no Food Lion Shopping Center, Clinton

FOI USADO TRADUTOR GOOGLE NESSA POSTAGEM...

Nenhum comentário: