Paraíba realiza caravana em alusão ao mês de conscientização da Esclerose Múltipla

 6 de agosto de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Centro de Referência de Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba (Crem-PB), realizou a Caravana EM, em alusão ao Agosto Laranja, mês da conscientização da Esclerose Múltipla. Uma equipe multiprofissional passou por cinco municípios das três Macrorregiões da Paraíba fazendo atendimentos domiciliares e qualificando equipes e pacientes. 

De acordo com a coordenadora do Crem, a neurologista Bianca Oliveira, o intuito da ação é levar informação a quem precisa.

Ela explica que o objetivo da caravana é assistir o usuário com atendimento e monitoramento dos pacientes das Regiões de Saúde que tenham o diagnóstico definido, além de levar a educação continuada para profissionais da área de saúde das Gerências Regionais.


“Durante a caravana, procuramos conhecer in loco todas as dificuldades que os pacientes destas regionais enfrentam, não somente em relação à saúde, mas também do ponto de vista social e emocional. Aproveitamos para fazer também a busca ativa de novos pacientes”, pontua. 


Este ano, a Caravana EM passou por Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. Em todos os municípios, a equipe visitou a Gerência Regional de Saúde (GRS), apurou as dificuldades locais na entrega de medicamentos e realizou atendimentos locais. Em algumas cidades, foi realizada visita domiciliar a pacientes acamados e dependentes. 


“Além disso, demos aula aos pacientes e profissionais de saúde presentes, prestamos esclarecimento sobre cada medicação, sobre a pandemia da Covid-19 e sua relação com a Esclerose Múltipla, verificamos quais e quantos pacientes já haviam se vacinado contra covid-19 e contra influenza e explicamos a importância da vacina neste momento”, completa.


A equipe multiprofissional da Caravana é formada por farmacêuticos, enfermeiros, médicos neurologistas, médicos residentes da SES e uma secretária administrativa. Atualmente, a Paraíba tem 406 pessoas com o diagnóstico definido de Esclerose Múltipla e cadastrados no Crem.


FONTE:https://defesa.com.br/paraiba-realiza-caravana-em-alusao-ao-mes-de-conscientizacao-da-esclerose-multipla/

Nenhum comentário: