Imunossuprimidos: o que isso quer dizer?

27/08/21 

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos também poderão receber a terceira dose da vacina contra covid.


Confirmada na quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde, a terceira dose de vacinas contra a covid-19 serão aplicadas em idosos a partir dos 70 anos e em pessoas imunossuprimidas. 

Fazem parte desse segundo grupo aqueles indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido tanto por alguma doença congênita quanto pelo uso de medicamentos. 


— Imunodeprimido ou imunossuprimido são pessoas que têm uma falha no seu sistema imune. 

As defesas não funcionam adequadamente ou não ocorrem como deveriam e, por isso, o paciente está mais desprotegido e vulnerável a infecções — explica Ana Paula Burian, diretora da Regional Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) de Vitória. 


Essa vulnerabilidade pode ser decorrente de doenças congênitas, em que a formação das células de defesa tem algum problema e acarreta deficiência imunológica — seja específica para vírus, para bactéria ou de maneira geral. Ou então, por doenças ou uso de medicamentos. 


— No caso de quem vive com o HIV, é porque o vírus fica destruindo as células de defesa, comprometendo o sistema imunológico dos pacientes. No do câncer, como a quimioterapia é uma medicação muito potente, atrapalha a resposta imune do paciente e a pessoa fica comprometida durante e por um período depois do tratamento — completa Ana Paula. 


Medicamentos usados para tratar doenças autoimunes também prejudicam as defesas do organismo e, portanto, quem as utiliza, pode receber o reforço. 


Em nota técnica, o Ministério da Saúde especificou os critérios de imunossupressão: 


1-Imunodeficiência primária grave. 

2-Quimioterapia para câncer. 

3-Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras. 

4-Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3. 

5-Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias. 

6-Uso de algumas drogas modificadoras da resposta imune

7-Pacientes em hemodiálise. 

8-Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 


FONTE:https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/08/imunossuprimidos-o-que-isso-quer-dizer-cksuqd2fb006d013be22u4abd.html

Nenhum comentário: