CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM EMRR...EM PROGRESSIVA...

17 de agosto de 2018

Em pacientes com esclerose múltipla recidivante recorrente, o sintoma com maior efeito na QV relacionada à saúde foi o problema da marcha.

Depressão, espasticidade e problemas de equilíbrio afetam mais freqüentemente a qualidade de vida em formas recorrentes-remitentes de esclerose múltipla , mas paralisia, dor, fraqueza e espasticidade causam os maiores impactos em formas progressivas de esclerose múltipla, de acordo com um estudo publicado na revista Multiple Esclerose e Distúrbios Relacionados.

O estudo incluiu 244 indivíduos com uma forma progressiva de esclerose múltipla e 611 com uma forma recidivante-remitente. 

Aqueles no grupo recidivante-remitente apresentaram as mais significativas reduções do índice EuroQol 5-Dimension EQ-5D (índice EQ-5D) em problemas com equilíbrio (-5,1%) e marcha (-6,5%), que também se mostraram importantes em o nível populacional (frequências 52% e 45%). A carga populacional da doença também foi afetada por depressão (31%), espasticidade (38%) e fadiga (74,1%). 

Aqueles com esclerose múltipla progressiva foram mais afetados por paralisia, problemas intestinais e espasticidade, de acordo com o índice EQ-5D entre os indivíduos e a população. 

Em termos da Escala Analógica EQ-Visual (EQ-VAS), depressão, espasticidade, tontura e problemas com equilíbrio causaram os maiores impactos no grupo remitente-recorrente, e o grupo progressivo foi mais afetado por paralisia, dor e fraqueza .

Os participantes deste estudo eram suíços e apresentavam formas recorrentes-remitentes ou progressivas de esclerose múltipla. 

Sua qualidade de vida relacionada à saúde foi medida usando escalas de 0 a 100% no índice EQ-VAS e EQ-5D. Os participantes foram avaliados com modelos de regressão mediana para características sociodemográficas, detalhes clínicos e relações com 20 sintomas.

Os pesquisadores do estudo concluíram que, "embora a qualidade de vida relacionada à saúde no nível da população seja mais afetada por problemas de equilíbrio, espasticidade e depressão na esclerose múltipla recorrente-remitente, a maior qualidade de vida] perdas em [esclerose múltipla progressiva] são causadas por espasticidade, paralisia, fraqueza e dor. 

Muitos sintomas com os maiores efeitos em indivíduos contribuem substancialmente para a carga de doença da população. 

FOI USADO TRADUTOR GOOGLE NESTA POSTAGEM...

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom.