6 razões para tomar óleo de fígado de bacalhau...

#UnidosSomosMaisFortes💪😎
 05.09.2017
A ideia de tomar óleo de fígado de bacalhau pode não ser muito agradável, mas os benefícios cientificamente comprovados de o fazer compensam o eventual sacrifício...

Rico em ómega 3...

Os efeitos benéficos do óleo de fígado de bacalhau advêm, principalmente, de um ingrediente:
 os ácidos gordos ómega 3. São essenciais, porque o corpo não consegue produzi-los, pelo que precisa extraí-los dos alimentos, e contam-se entre as gorduras polinsaturadas, as mais saudáveis.

Previne as doenças cardiovasculares

Uma equipa de investigadores suíços conduziu um estudo em que o objetivo era analisar os efeitos dos ácidos gordos polinsaturados ómega 3 nas doenças cardiovasculares e concluiram que a sua ingestão diminuiu a mortalidade em geral e a mortalidade por enfarte do miocárdio e morte súbita em doentes cardiovasculares.

Ajuda no tratamento de depressões

A depressão afeta, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a causa que mais contribui para as mortes por suicídio. Um estudo recente, realizado em animais e conduzido por investigadores franceses, sugeriu que a ingestão de ómega 3 pode desempenhar um papel na redução da ansiedade e na melhoria da função cognitiva.

Um outro estudo, realizado pelo Laboratório de Neurofisiologia da Universidade Federal do Paraná no Brasil, revelou que a ingestão de óleo de peixe pode ser benéfico em pessoas que sofrem de Parkinson com depressão.

Melhora a memória

Apesar de a capacidade de memória do cérebro ser infinita, o avançar da idade torna inevitáveis pequenas falhas. E é aqui que o óleo de fígado de bacalhau pode dar o seu contributo. O Departamento de Biologia Funcional da Universidade de Oviedo em Espanha realizou um estudo e concluiu que o consumo de ácidos gordos polinsaturados reduz o declínio cognitivo e a subsequente incapacidade em idosos.

Um outro estudo, realizado por investigadores da Universidade de Lund na Suécia, analisou os efeitos da ingestão de ómega 3 ao longo de cinco semanas no desempenho cognitivo em indivíduos saudáveis. Os investigadores descobriram que a ingestão diária de ácidos melhorou o desempenho cognitivo dos indivíduos após cinco semanas.

Ajudar a perder peso

Não são os suplementos de óleo de fígado de bacalhau que, por si só, vão levar a uma perda peso. Mas combinados com a prática regular de exercícios aeróbicos podem ser uma ajuda preciosa.

Uma equipa de investigadores australianos descobriu que a adoção de suplementos de óleo de peixe como parte de um programa regular de exercícios aeróbicos reduziu a gordura corporal e melhorou a função cardiovascular e a saúde metabólica.

Benéfico para a artrite reumatóide

A artrite reumatóide é a forma mais comum de artrite e é uma doença inflamatória que causa dor, inchaço, rigidez e perda de funções nas articulações. Estima-se que, em Portugal, cerca de 0,8% a 1,5% da população é afetada pela doença.

Um estudo, conduzido pela Albany Medical College em Nova Iorque, revelou que incluir suplementos de óleo de peixe na alimentação de doentes que sofrem de artrite reumatóide leva a melhoria nos parâmetros clínicos da atividade da doença.

O Departamento de Farmacologia do Mahatma Gandhi Medical College and Hospital descobriu ainda que, os efeitos anti-inflamatórios do ómega 3 e o alto teor de vitamina D presentes no óleo de fígado de bacalhau podem ser benéficos para os pacientes que sofrem da doença, ajudando a reduzir a dor e a necessidade de certos medicamentos.

Nenhum comentário: