MÉTODO BUSQUET AJUDA A ALIVIAR A DOR NA COLUNA E CORRIGIR POSTURA...

04/08/2015

Vitor Alvarenga acrescentou alguns alongamentos e exercícios de força muscular ao método Busquet, devido à demanda dos próprios pacientes.

Tratamento postural criado por francês e aplicado por fisioterapeuta brasileiro envolve centro de gravidade, equilíbrio e compensações do organismo...


A postura incorreta é um mal que atinge a maioria das pessoas, de crianças a adultos, que tem como sinal de alerta a dor, isso quando o corpo já não suporta mais compensar tanto esforço. O método Busquet, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, eliminando as zonas de tensão das cadeias fisiológicas. Ele é aplicado pelo fisioterapeuta Vitor Alvarenga, dono da Xports Treinamento Integrado e parceiro do Studio Maradona Team. "O método usa a terapia manual. Uma combinação de técnicas de massagens e alongamentos leves e progressivos sem que haja dor. Todos os movimentos são direcionados conforme a necessidade do paciente, seja ela terapêutica, preventiva ou relaxante. E sem contraindicação", diz.

Vitor explica que, antes de iniciar o tratamento, há uma avaliação das sete cadeias musculares: estática, de flexão, de extensão, cadeia de abertura e de fechamento, visceral e neurovascular. "O tratamento postural das cadeias musculares visa relaxar as tensões musculares, articulares, viscerais, cranianas, que são a base das compensações, disfunções e das deformações. Quando elas estão livres e equilibradas a estática é ótima, o movimento é fácil e a fisiologia está sendo respeitada."

Ele conta que o método é avançado e beneficia todas as idades. São 12 sessões de alinhamento postural, acompanhados por fotos, com manutenção uma vez a cada seis semanas ou uma vez por mês. O fisioterapeuta enfatiza que, ao longo de nove anos de experiência, agregou novas técnicas ao método Busquet ao perceber a necessidade de fazer um fortalecimento muscular. "Todos sempre me perguntavam como melhorar a postura de fato. Como profissional, sempre respondia que seria por meio de alongamentos e fortalecimentos dos músculos fracos, porém via que somente dessa forma não conseguiria corrigir e melhorar a postura. Até que comecei a estudar o método Busquet, que veio para agregar minha formação e, assim, pude montar meu próprio método, o conceito Xports. A maioria das pessoas sofre de algum desequilíbrio, seja de diferença de membros inferiores (pessoas com uma perna um pouco maior do que a outra) ou mesmo da circunferência muscular, volume do músculo devido a uma fratura, que gera uma atrofia ou um desequilíbrio no músculo. Ao atender um paciente com ombro protuso (para frente) posso incluir, além do método, fisioterapia específica, fortalecimento e alongamento que garantirá um melhor resultado", acrescenta.

O fisioterapeuta diz que o tratamento das cadeias musculares interessa a pessoas lesionadas, sedentárias, crianças e atletas amadores e de alto rendimento. "O mais interessante desse trabalho postural é que acompanhamos a evolução do indivíduo sessão a sessão por fotos, e já na primeira temos um ganho real de 30% a 40% de mudança de centro de gravidade, de alterações musculoesqueléticas, gerando um conforto e um enorme relaxamento das tensões musculares.” Ele reforça ainda que o método é indicado para “dores musculares, crônicas, de cabeça, fibromialgias, contraturas, estiramentos, tendinites, entre outros. A técnica reduz e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso dia a dia, produz relaxamento corporal, diminui o estresse e trata as lesões".

CONFORTO 

Este método exige um tempo de assimilação de reequilíbrio. Vitor destaca que, tempos atrás, as pessoas só se preocupavam com a postura no momento da dor, quando surgia o desconforto. "Agora, já há um interesse de realinhamento postural porque ele traz conforto, amplitude, movimentos corretos, mobilidade articular e boa flexibilidade". A busca da postura correta é difícil, mas necessária. "As pessoas sentam errado e tudo é para frente, seja para usar o computador, pegar uma revista, um copo. Chamamos de postura em flexão e isso gera alterações. É física: um lado puxa, o outro abre mão de algo e compensa durante certo tempo sem dor ou lesão aguda. Mas há consequências", alerta o fisioterapeuta, que lembra o valor do método Busquet, apontado por ele como "superior ao RPG e pilates por ser mais global e completo. Enquanto os dois começam com exercício, no Busquet a primeira preocupação é com a terapia manual para soltar as tensões e dar liberdade de movimento. Só depois, se for necessário, o exercício."

Novidade em sessão única 

Nada como se livrar da dor. O Atlas Profilax, método que devolve a posição correta da primeira vértebra cervical, ganha adeptos em todo o mundo. A técnica pode prevenir e tratar enfermidades como enxaquecas, dores de cabeça, fibromialgia, dores na coluna, bruxismo e insônia, entre outras. Em BH, três fisioterapeutas estão aptos a oferecer o tratamento. O atendimento dura cerca de uma hora, entre consulta e procedimento, que é feito apenas uma vez. “Avaliamos os ângulos vertebrais do paciente, os desequilíbrios posturais e o nível de rotação das vértebras. Em seguida, o procedimento para realinhar a Atlas é feito com um aparelho vibratório, que faz uma pressão nos músculos suboccipitais e uma vez estimulados esses músculos, a primeira vértebra se realinha automaticamente”, garante a fisioterapeuta Beatriz Zacarias, da Clínica Reabilitar.

Nenhum comentário: