PALESTRA EM ARACAJU ABORDA OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS EM PACIENTES COM ESCLEROSE

Matéria Publicada em: 11/12/2009

Bayer Schering Pharma e Associação Sergipana de Combate a Esclerose Múltipla (ASCEM) realizam palestra para pacientes e familiares. A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central que afeta mais de 2,5 milhões de pessoas em todo mundo.

No dia 12 de dezembro, sábado, a Associação Sergipana de Combate a Esclerose Múltipla (ASCEM), com o apoio da Bayer Schering Pharma, promove um encontro com portadores de esclerose múltipla (EM) e familiares no Aquários Hotel (Avenida Santos Dumont, 1378 – Atalaia), a partir das 15h30. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo telefone 3231-0217.

A programação contempla a palestra “Alterações do humor em pacientes com esclerose múltipla”, ministrada pela Dra. Vivian Maria Andrade, psicóloga, mestre em Psicobiologia e doutora em Ciências. A apresentação abordará as alterações comportamentais que podem ser desencadeadas com o diagnóstico da doença, como sintomas de ansiedade, depressão e outros correlacionados, como sono excessivo ou insônia, apetite descontrolado e irritabilidade ou inquietação. “A partir da utilização de técnicas para o enfrentamento destes sintomas, o paciente com esclerose múltipla pode passar a ter melhor qualidade de vida, principalmente por aprimorar a convivência com as pessoas próximas, como familiares e amigos”, afirma a Dra. Vivian, que ressalta ainda a importância do paciente manter uma rotina tranquila e sem preocupações demasiadas.

Durante o encontro, os pacientes também serão treinados para utilizar o auto-injetor BETAJECT® Lite, novo sistema de aplicação de BETAFERON®, da Bayer Schering, com a agulha mais fina (30 gauge), entre os tratamentos com imunomoduladores disponíveis no Brasil. A aplicação é liberada de forma lenta e constante, em até dois minutos, com a vantagem de ter a administração domiciliar, sem a necessidade de deslocamento até a farmácia ou o auxílio de terceiros.

Uma doença de jovens adultos

A esclerose múltipla acomete jovens adultos na faixa etária de 20 a 40 anos, na proporção de duas mulheres para cada homem. Trata-se de uma doença que afeta o sistema nervoso central, com ativação de elementos do sistema imunológico do paciente contra suas próprias estruturas. As causas ainda são pouco conhecidas, mas estudos recentes sugerem a existência de uma predisposição genética, associada à influência de fatores ambientais.

De acordo com a Federação Internacional de Esclerose Múltipla, existem cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), são mais de 30 mil portadores, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico. O tratamento precoce pode proporcionar a estabilização da doença e permitir que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Os medicamentos que podem modificar o curso da EM, são chamados imunomoduladores e reduzem os surtos e retardam a evolução da incapacidade neurológica. O primeiro medicamento dessa classe aprovado foi o betainterferona 1b (BETAFERON®, da Bayer Schering Pharma), cuja substância é uma versão do betainterferona humana e foi desenvolvida por meio de engenharia genética. O medicamento é fornecido gratuitamente pela rede pública de saúde.

Atendimento Personalizado

A Bayer Schering Pharma possui o Serviço de Apoio BETAPLUS, voltado aos pacientes com esclerose múltipla e usuários do medicamento BETAFERON®, com prescrição médica. O serviço conta com uma equipe de profissionais de saúde que orientam a aplicação do medicamento. Além disso, oferece atendimento exclusivo e gratuito pelo SAC (0800-7020605) ou e-mail saibamais.em@bayer.com.br.

O site www.esclarecimentomultiplo.com.br possui canal de notícias sobre esclerose múltipla, com informações atualizadas a todo o instante, oferece informações sobre as associações de pacientes de todo o Brasil, promove fóruns, entre outros serviços. Além disso, o paciente inscrito no Serviço de Apoio BETAPLUS pode receber orientações gerais sobre o produto BETAFERON®, por meio de contato online, via webcam, com áudio disponível.

FONTE: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=1112200910111255454

Nenhum comentário: