Conversas no Campus sobre Saúde” abordou o tema “Mitos e Verdades Sobre a Esclerose Múltipla”

08/10/2014



O Campus Neurológico Sénior (CNS), centro português dedicado a doenças neurológicas, realizou no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas no Campus sobre Saúde”, no passado dia 4 de Outubro, uma palestra sobre o como tema “Mitos e Verdades sobre a Esclerose Múltipla”, reunindo pela primeira vez, como oradoras, a Dra. Lívia Sousa e a sua filha, a Dra. Ana Paula Sousa, ambas neurologistas especialistas.
 
A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica que afecta predominantemente adultos jovens. Eram muitas as dúvidas que existiam nos participantes, entre eles doentes e familiares, acerca da qualidade de vida das pessoas que padecem desta doença. A Dra. Lívia Sousa, responsável pela Unidade de Esclerose Múltipla do Hospital da Universidade de Coimbra, e a Dra. Ana Paula Sousa, neurologista especialista em esclerose múltipla no Campus Neurológico, começaram por apresentar as características da doença e o seu tratamento.
 
De seguida, as palestrantes esclareceram alguns “mitos e verdades” acerca da Esclerose Múltipla, respondendo a diversas questões relevantes como sejam saber se a doença encurta a vida, se impede os doentes de trabalhar, se as mulheres doentes podem engravidar, se a evolução da doença conduz os doentes obrigatoriamente para uma cadeira de rodas, qual o risco de transmissão familiar e, o mais importante de tudo, o que fazer para melhorar os sintomas.
 
As neurologistas especialistas explicaram que existe uma multiplicidade de novos tratamentos disponíveis para esta doença. Os tratamentos mais recentes, embora não se destinem a todos os doentes, têm a vantagem potencial de serem administrados via oral, ao contrário dos medicamentos anteriores de administração subcutânea e intramuscular.
 
No final da conferência, foi dada a oportunidade aos presentes de colocarem questões e dúvidas às especialistas, que perante uma audiência muito activa procuraram responder a todas as solicitações de forma clara e concisa, esclarecendo assim todas as dúvidas dos participantes.
 
Sobre o CNS:

O CNS é um centro privado português, dedicado a doenças neurológicas, que pretende conciliar uma actividade clínica de excelência com a condução de projectos de investigação e formação de profissionais de saúde. Localizado em Torres Vedras, o CNS é um projecto pioneiro em Portugal e na Europa, construído de raiz a pensar nas características e problemas da população a que se destina.


Postar um comentário