Homem caminha novamente após tratamento com células-tronco MS


Matéria Publicada em: 14/12/09
Um homem australiano parece ter feito uma recuperação notável de esclerose múltipla após receber tratamento com células-tronco.




Médicos dizem que o tratamento de Ben dá esperança a outros pacientes do MS. (ABC. News: Clarissa Thorpe)

Ben Leahy, 20, foi diagnosticado com a doença em 2008 e terminou em terapia intensiva em um ponto com insuficiência respiratória depois de sua condição se deteriorou rapidamente.
Ele estava em uma cadeira de rodas e também teve problemas de visão quando se submeteu ao procedimento no início deste ano, mas hoje ele está caminhando e se recuperando bem.
Médicos Australianos removeram as células-tronco da medula óssea de Ben, então usados produtos químicos para destruir todas as células existentes no organismo imune antes de re-injeção de suas células-tronco.
O neurologista Dr. Colin Andrews diz que os resultados positivos em Ben tem surpreendido os médicos.
"No momento, há uma boa chance de que possamos ter detido a doença", disse ele.
"Ele anda muito bem, há apenas alguns leve fraqueza na perna direita e uma certa perda visual em um olho e, fora isso ele é muito íntegro", disse ele.
Dr. Andrews diz que os profissionais de saúde tinham sido relutantes em usar a técnica por causa do risco de morte foi em torno de 8 por cento há vários anos.
Ele foi incapaz de obter o consenso de seus pares para ir adiante com o tratamento em Camberra e não poderia tentar o tratamento com Ben até que encontrou um especialista em Sydney, que estava fazendo um trabalho semelhante sobre as pessoas com outras condições.
Ele também teve que deixar Ben forte o suficiente para ser capaz de se submeter ao tratamento com células-tronco e isso levou vários meses.
O risco de morte do processo foi agora reduzido para 1 por cento e o Dr. Andrews diz que os resultados pendentes sobre Ben significa que agora pode ser uma opção para as pessoas mais como um último recurso se outros tratamentos não tiveram êxito em impedir o progresso da a doença.
"Eu disse a alguns de meus amigos da nossa associação de Esclerose Múltipla, eles estão muito satisfeitos com tudo", disse ele.
"Isso cria um outro marco para as pessoas a trabalhar."
Deputado Andrews espera começar a oferecer para alguns pacientes, a quem descreve como "casos especiais" em Sydney e Melbourne.
Ele diz que para alguns pacientes, haverá de 60 a 80 por cento a chance de progresso da doença pode ser interrompido e para outros uma boa chance que pode ser revertida.
A mãe de Ben, Sra. Prue, que estava com medo que ele ia morrer, diz que foi além de suas expectativas para vê-lo andar novamente.
"O que eu comecei era mais do que eu jamais poderia ter imaginado ou esperado", disse ela.
Ben diz que ele vai agora voltar para a escola e as esperanças para estudar física.
A esclerose múltipla afeta o sistema nervoso central e dificulta a passagem dos impulsos nervosos que viajam para o cérebro, medula espinal e os olhos e aqueles com a doença sofrem de episódios que são imprevisíveis, com diversos sintomas.
Cerca de 20.000 australianos têm a doença.
Um pequeno estudo realizado no início deste ano no exterior, bloqueou os sintomas e em alguns casos, houve a reversão dos dano neurológico causado pela Esclerose Múltipla.

Nenhum comentário: