A discopatia é a designação para a patologia do disco intervertebral, que envolve alterações das suas características e função.
A discopatia é uma doença causada por um processo degenerativo. Embora seja um resultado inevitável de muitos anos de sobrecarga da coluna vertebral, podemos limitar o desenvolvimento de alterações.
A discopatia é uma condição dolorosa e incómoda que pode impedir completamente o funcionamento normal.
O que é discopatia?
As vértebras individuais que constituem a coluna vertebral são separadas por discos flexíveis. Eles são chamados de discos devido à sua forma.
Os discos intervertebrais desempenham um papel muito importante na absorção de choques, reduzindo os efeitos adversos das vibrações e cargas na coluna.
Devido à mudança no estilo de vida e ao aumento da carga nas costas e pescoço, a sua degeneração afeta mais frequentemente a parte superior ou inferior da coluna.
Discopatia é uma condição patológica que faz com que o disco caia entre as vértebras. É precedido por seu dano que cura espontaneamente.
Coloquialmente, um prolapso de disco é definido como seu deslizamento para fora do espaço intervertebral, o que leva à irritação do nervo e à ocorrência de dores bastante desagradáveis e incómodas.
A discopatia é uma doença de progressão lenta com a qual “trabalhamos” há anos, esquecendo que a nossa coluna requer cuidados e atenção.
As causas da discopatia
A dor nas costas torna a vida difícil para quase metade dos adultos. Pode indicar discopatia, que é uma condição médica relacionada ao nosso estilo de vida.
No decorrer da evolução, a coluna vertebral se adaptou para carregar cargas pesadas, mas não é capaz de lidar com cargas excessivas.
Eles são causados não apenas pelo trabalho físico e desportos, mas também por atividades aparentemente sem esforço.
Um deles fica sentado e em pé por muitas horas e inclina a cabeça de forma não natural, por exemplo, na frente de uma tela de computador.
A falta de uma quantidade certa de exercícios, que deixou de fazer parte de nossa vida cotidiana, e os cuidados inadequados com a coluna são duas das causas mais comuns de sintomas de discopatia.
É bom saber que essa doença costumava afetar principalmente os idosos, mas agora é diagnosticada até mesmo em adolescentes.
A causa direta do desenvolvimento da discopatia é o stress constante e não natural na coluna vertebral como resultado de ficar em pé, sentar e estar em outras posições forçadas por um período prolongado, por exemplo, abaixar-se.
A doença também é causada por:
sobrepeso e obesidade,
falta de atividade física,
postura errada,
predisposições genéticas,
stress crónico.
A carga excessiva na coluna vertebral leva à degeneração dos discos entre as vértebras.
Como resultado de cargas prolongadas, os discos intervertebrais param gradualmente de funcionar adequadamente, perdendo a flexibilidade necessária para amortecer as vibrações e reduzir as sobrecargas.
Isso resulta em maior suscetibilidade a danos, incluindo rachaduras. Danos aos discos causam dor, mas cicatrizam espontaneamente.
A consequência do processo degenerativo é o risco de prolapso de disco, que está associado a dores extremamente fortes e dificuldade de locomoção.
Discopatia – sintomas
Os sintomas da discopatia inicialmente não são particularmente incómodos. Embora o processo degenerativo progressivo cause dor, não é muito pesado e desaparece após o repouso.
Os sintomas da discopatia dependem da seção da coluna em que ocorrem as anormalidades. A discopatia cervical pode causar desconforto no pescoço e ombro que se irradia para a escápula.
Ele aparece após ficar sentado por muito tempo, por exemplo, na frente de um monitor de computador ou olhando para a tela do smartphone por um longo tempo.
A dor não é o único sintoma da discopatia cervical.
Por estar em uma posição não natural, os músculos ficam tensos, causando desconforto adicional. O tónus muscular excessivo é um sintoma e uma das causas da discopatia.
A discopatia lombar diagnosticada com igual frequência causa dor na parte inferior das costas e é uma das causas comuns de ciática. Nesse caso, o processo degenerativo também está relacionado ao estar numa posição forçada.
A doença progride com períodos de exacerbação dos sintomas e alívio temporário. Dependendo do tipo de analgésico usado, uma pessoa com discopatia pode funcionar dentro de uma certa faixa.
Se o disco cair, o funcionamento normal torna-se impossível – a dor aguda torna impossível mover-se ou sentar-se.
FONTE:https://www.zarllor.com/dor-nas-costas-pode-ser-discopatia-as-causas-e-sintomas-da-doenca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário