Saiba como identificar e tratar a bexiga hiperativa, mais conhecida como ‘bexiga nervosa’

5 de junho de 2020

A bexiga nervosa, ou bexiga hiperativa, é um tipo de incontinência urinária, em que a pessoa tem uma sensação súbita e urgente de urinar, que, muitas vezes, é difícil de controlar.

Para tratar esta alteração, existem técnicas de fisioterapia e eletroestimulação, além de medicamentos como oxibutinina, tolterodina e darifenacina, por exemplo, para ajudar a recuperar a contração do músculo da bexiga, que são prescritos pelo clínico geral ou urologista.

Porém, também existem alternativas caseiras que ajudam a aliviar os sintomas, como exercícios especiais para a musculatura da pelve e chás de plantas medicinais, como alecrim.

Quais são as causas

A bexiga hiperativa é causada por alterações da inervação da bexiga, que podem acontecer devido a doenças neurológicas, como paraplegia, Parkinson, Alzheimer, AVC ou esclerose múltipla, por exemplo, ou por irritação das vias urinárias, por infecções urinárias, alterações da mucosa pela menopausa, câncer, cálculo ou cistos urinários.

Estas alterações dificultam o controle sobre os músculos da bexiga, que contrai em horas indevidas, muitas vezes causando perda de urina na roupa. Esta doença afeta mais mulheres do que homens, se manifestando, na maioria das vezes, a partir dos 60 anos, o que prejudica a qualidade de vida e causa transtornos emocionais e sociais.

Além disto, durante a gravidez, é comum ter sintomas de incontinência incontinência, devido à maior produção de urina neste período e pelo aumento da pressão que o útero faz sobre a bexiga, causando dificuldade para controlar. Saiba como a gravidez provoca incontinência urinária e o que fazer.

Sintomas da bexiga hiperativa

Os principais sintomas da bexiga nervosa são:

1. Vontade repentina e urgente de urinar, sem infecção urinária

2. Vontade frequente de urinar e em pouca quantidade

3. Dificuldade para segurar a urina

4. Levantar mais de 1 vez durante a noite para urinar

5. Perda de gotas de urina após vontade repentina

6. Desconforto ou dor na região da bexiga ao urinar, sem infecção urinária

Muitas vezes, os sintomas podem estar associados aos sintomas de incontinência de esforço, que pode causar perda de urina também ao realizar esforços no abdome, como tossir ou rir. Além disto, em homens acima dos 60 anos, estes sintomas também podem indicar aumento da próstata. Conheça as causas e como tratar a próstata aumentada.

O diagnóstico da bexiga hiperativa, é feito pelo clínico geral ou urologista, pela observação dos sintomas e realização do exame físico. Podem ser necessários alguns exames para confirmar o tipo de incontinência urinária, como ultrassom das vias urinárias e estudo urodinâmico, que mede a pressão, o fluxo e a ação dos músculos durante a micção.

Como é feito o tratamento

Para o tratamento da bexiga hiperativa são utilizados medicamentos que diminuem a hiperatividade dos músculos da bexiga, como oxibutinina, tolterodina, darifenacina e fesoterodina, prescritos pelos médicos, que também podem recomendar o uso de antiespasmódicos, como buscopan.

A fisioterapia e a eletroestimulação são importantes aliadas no tratamento, uma vez que essas técnicas proporcionam o fortalecimento muscular e a recuperação do controle cerebral sobre o órgão. A toxina botulínica também pode ser utilizada e sua aplicação é feita em pontos específicos da bexiga que ajudam a diminuir as contrações involuntárias.

Estas técnicas e medicamentos ajudam a curar e controlar a bexiga nervosa, porém, a depender da gravidade da incontinência ou se há associação com outros tipos de incontinência, os resultados podem ser mais difíceis de alcançar. Saiba mais sobre os diferentes tipos de incontinência urinária.

Opções de tratamento caseiro

A bexiga nervosa pode ser evitada e diminuída com algumas medidas simples e naturais, entre elas estão:

Evitar o consumo de álcool, cafeína e cigarros;

Perder peso, o que ajuda a diminuir a pressão do abdômen sobre a bexiga;

Sempre que for urinar, esvaziar a bexiga por completo;

Fazer ginástica especial para a bexiga, como exercícios de Kegel, que ajudama fortalecer os músculos do abdome e evitar a perda de urina. Aprenda a fazer os exercícios de Kegel;

Tomar chás com ervas medicinais, como de erva doce, alecrim, alecrim-pimenta e artemísia pode aliviar os sintomas, pois têm propriedades anti-espasmódicas.

Além disto, criar o hábito de usar o banheiro antes de sentir vontade, em intervalos regulares, pode ajudar no controle dos sintomas, começando de hora em hora e ir aumentando o tempo à medida que sentir segurança, procurando chegar a um intervalo entre 3 a 6 horas.

Controlar a ansiedade também é importante para evitar crises de incontinência urinária, pois ela piora e dificulta o controle da bexiga, dando a sensação de estar sempre cheia.

Nenhum comentário: