Santa Casa de Porto Alegre lança serviço de consultas médicas pela internet...

21/04/2020

Primeira etapa será totalmente dedicada aos pacientes do SUS...

Plataforma pode ser acessada pelo site da Santa Casa...


A Santa Casa de Porto Alegre está lançando um serviço de consultas médicas pela internet. O Conexão Santa Casa — Telemedicina para Você terá, inicialmente, atendimentos nas especialidades de cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, infectologia e oncologia, além de fonoaudiologia e teleorientação sobre questões ligadas à covid-19 por uma plataforma online que inclui vídeo e áudio. Quando necessário, o paciente recebe a receita por e-mail.


A primeira etapa do novo serviço se dá exclusivamente para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que a Santa Casa está fazendo a busca ativa dos pacientes: uma equipe do complexo liga para as pessoas que tinham consultas presenciais em março e abril de 2020 e não compareceram, possivelmente por receio de contaminação por coronavírus. A elas, é ofertada a teleconsulta, feito o agendamento e dada a orientação sobre acesso a plataforma de telemedicina. O objetivo é dar agilidade e segurança para pacientes e profissionais da saúde.

— Fizemos um grande esforço para dar agilidade ao lançamento, pois o cenário da pandemia de coronavírus exigiu isto. Vamos contatar todos os pacientes SUS que faltaram a consultas agendadas em março e trazê-los para o novo serviço — diz Diego Ramires, um dos responsáveis pelo projeto e coordenador do Centro de Inovação da Santa Casa.

Segundo informações da Santa Casa, trata-se de uma iniciativa inédita no sul do Brasil para uma instituição hospitalar de grande porte. A instituição explica que a legislação não permitia a teleconsulta: a autorização ocorreu devido à pandemia, possibilitando a continuidade do cuidado ao paciente e a manutenção do tratamento.

Para o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, esse é um projeto complexo e que demanda investimentos importantes — aproximadamente R$ 100 mil no primeiro ano, em licenças para uso da plataforma de telemedicina e assinatura digital. 

— O objetivo primordial é evitar o agravamento de doenças crônicas e prestar assistência qualificada e segura por meio de uma ferramenta inovadora para os usuários do SUS — acrescenta Kalil.

Nas próximas duas semanas, a Santa Casa pretende lançar outras especialidades médicas, como reabilitação (fisioterapia), integração com atendimento domiciliar da enfermagem, consultorias em especialidades médicas de alta complexidade e interconsultas (especialista com médico generalista). O serviço também deve ofertar, em breve, consultas particulares com pagamento online.

Para usar o serviço de telemedicina, neste link https://telemedicina.santacasa.org.br/ , o paciente precisa ter acesso a um smartphone ou a um computador com câmera, além de internet. O objetivo é seguir com o serviço mesmo após a pandemia de coronavírus.

Nenhum comentário: