Quais testes são usados ​​para diagnosticar esclerose múltipla?


Uma varredura de MRI é uma análise indolor, mas pode ser claustrofóbica para algumas pessoas.
A esclerose múltipla é uma desordem incapacitante do sistema nervoso central. O curso da doença pode ser imprevisível, e muitas vezes apresenta diferente em cada pessoa que o possui.

As pessoas com a maioria das formas de esclerose múltipla (MS) têm uma resposta imune anormal contra as células do sistema nervoso, que inclui células cerebrais e nervosas. Os nervos transmitem informações e instruções entre o cérebro, a medula espinhal e o resto do corpo.

Na EM, o sistema imunológico ataca a cobertura dessas células nervosas, chamado mielina. Isso forma tecido cicatricial, também conhecido como esclerose, ao longo das células nervosas danificadas, interrompendo a capacidade do nervo para enviar mensagens de ida e volta.

Além de ter uma história completa e exame físico, o médico pode recomendar alguns testes de diagnóstico para ajudar a confirmar o diagnóstico.

Ressonância magnética (MRI)

Uma ressonância magnética permite que o médico procure tecido cicatricial, causado por danos causados ​​pela MS. Essas manchas anormais podem às vezes indicar outras condições, como a enxaqueca ou a pressão arterial elevada .

A varredura usa campos magnéticos e ondas de rádio em vez de radiação. Ele mede o conteúdo relativo de água nos tecidos.

A mielina que protege as células nervosas é gorda, e então repele a água. Quando este revestimento protetor está danificado, é mantida mais água, e isso pode ser visto em uma ressonância magnética.

É necessário um exame cuidadoso da varredura de MRI para um diagnóstico preciso da EM.

Potenciais evocados

Um potencial evocado é um teste elétrico das vias nervosas. Ele pode ajudar a determinar quais caminhos nervosos MS afetados.

O médico colocará fios no couro cabeludo e verá a resposta do cérebro a certas experiências, como assistir a uma tela de vídeo, ouvir um ruído particular ou sentir certas sensações. Embora o teste seja muito sensível, é inofensivo e em grande parte indolor.

A condução elétrica é retardada ao longo das vias nervosas onde a mielina está danificada. Este teste é particularmente útil, pois pode encontrar danos em áreas do sistema nervoso central que não causaram nenhum sintoma.


Punção lombar

Uma punção lombar, também conhecida como torção espinhal, é usada para obter líquido cefalorraquidiano (LCR). Este líquido envolve o cérebro e a medula espinhal e pode ser usado para ajudar a fazer um diagnóstico.

Para extrair CSF, é inserida uma agulha entre os ossos na coluna inferior. O líquido é retirado usando uma seringa e depois testado quanto a anticorpos e proteínas que podem sinalizar uma resposta imune anormal.

As punções lombares não são necessárias em todas as pessoas com suspeita de EM e não são mais o padrão de cuidados. Um médico experimentado decidirá se uma punção lombar é necessária com base na história clínica do paciente e no exame físico.

Teste de sangue

Não há teste de sangue que possa ser feito para diagnosticar MS. No entanto, o médico pode solicitar ensaios de sangue para excluir outras condições que tenham os mesmos sintomas.

Os exames de sangue podem descartar doenças de Lyme , lúpus , vitaminas e minerais, algumas infecções e certas doenças hereditárias.

Quando consultar um médico

Qualquer um que experimente algum dos sintomas da EM deve ver seu médico prontamente para uma avaliação posterior e possíveis testes de diagnóstico.

Para que um diagnóstico de EM seja confirmado, o médico precisa encontrar evidências de danos em mais de uma área do sistema nervoso central. O dano deve ter ocorrido pelo menos 1 mês de intervalo, e todas as outras causas possíveis devem ser descartadas.

Se a causa de seus sintomas for EM, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para restringir a quantidade eo grau de dano do nervo.

sinais e sintomas

Os sintomas da EM são muito diferentes de pessoa para pessoa e podem mudar ao longo da doença. Os sintomas que uma pessoa experimenta também podem depender da localização dos nervos afetados pela doença.

Os sintomas comuns podem incluir:

Adormecimento da fraqueza que ocorre em um lado do corpo, nos membros ou nas pernas e no tronco
Parcial ou perda de visão, com ou sem dor com movimento ocular
Visão dupla
Dor ou sensação de formigamento no corpo
Tremor
Falta de coordenação
Marcha instável
Fala arrastada
Cansaço
Tontura
Problemas de intestino ou bexiga
Sinal de Lhermitte, que é uma sensação de choque elétrico que ocorre com certos movimentos do pescoço

Complicações

A esclerose múltipla pode ser uma doença grave com muitas complicações potenciais, dependendo da sua gravidade. Complicações comuns podem incluir:

Rigidez muscular
Espasmos musculares
Paralisia
Viraxera, intestino ou disfunção sexual
Mudanças de humor
Esquecimento
Depressão
Epilepsia

Tratamento e perspectivas

É importante que as pessoas encontrem um especialista que esteja familiarizado com o tratamento da EM. Pessoas com EM exigem uma ampla abordagem para gerenciar seus sintomas e doença.

Existem muitos medicamentos que podem ser usados ​​para retardar a progressão da doença e tratar os sintomas associados às formas recidivantes da doença. No entanto, atualmente não existe nenhum medicamento disponível para tratar o MS primário primário (PPMS), que é um tipo de MS não recorrente.

O uso de medicamentos variará de pessoa para pessoa e dependerá dos sintomas, estágio e gravidade da doença. Os medicamentos também são usados ​​para tratar recaídas conforme necessário.

Pessoas com EM poderiam considerar participar de um programa de reabilitação que se concentra na manutenção da força e função dos músculos do corpo.

Finalmente, é importante trabalhar com um profissional de saúde que reconheça a importância da saúde emocional e mecanismos de enfrentamento e pode fornecer as referências apropriadas.

O MS geralmente não é fatal. Em vez disso, a maior preocupação para as pessoas com essa condição é preservar sua qualidade de vida.

Apesar da crença de que a EM é uma doença progressiva e debilitante, apenas algumas pessoas com EM têm sintomas que eventualmente irão até o ponto em que precisam de assistência para caminhar.

Muitos progressos nas opções de tratamento para MS ocorreram na última década. As novas terapias de modificação da doença retardam a progressão e diminuem a acumulação de incapacidade em formas recidivantes de EM. A pesquisa continua e oferece descobertas promissoras e tratamento para todos os tipos de EM.

FOI USADO TRADUTOR GOOGLE NESTA POSTAGEM...


Nenhum comentário: