FIBROMIALGIA...SAIBA COMO A MUSCULAÇÃO PODE AJUDAR CONTRA A DOENÇA

Atualizado em   23/04/2014

A musculação moderada ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia.
Exercícios de resistência feitos com moderação combate uma série de sintomas dessa síndrome dolorosa.


Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidiano de quem tem fibromialgia, até porque ainda não existe um tratamento realmente efetivo para silenciá-la. Mas uma revisão do Instituto Cochrane revela que visitar a academia pode ao menos diminuir várias de suas terríveis manifestações.

Após interpretar dados de cinco pesquisas, os cientistas notaram que levantar peso de duas a três vezes por semana resulta em uma melhora geral na qualidade de vida dos pacientes.

 "Esse tipo de atividade deixa a pessoa mais resistente às dores e ainda reduz a ansiedade e a depressão, consequências típicas da doença", explica Angela Busch, uma das autoras da investigação e fisioterapeuta da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. Mas a prática deve ser feita com moderação.

 "O excesso de qualquer prática esportiva tende a piorar as dores típicas da fibromialgia", contrapõe Angela. Para não se arrepender depois, o ideal é começar com pesos bem leves e, orientado por um especialista, aumentar a intensidade aos poucos.
 

As vantagens da musculação

 

Diminuição do nível do incômodo


Os voluntários que suavam a camisa reportavam, em uma escala de 0 a 10, sentir dois pontos a menos de dor do que os sedentários.,


Menos regiões doloridas

Segundo o artigo, quem malha tem um número menor de áreas do corpo hipersensibilizadas.


Ganho de força e autonomia


Por deixarem a musculatura em forma, os exercícios resistidos facilitam diversas tarefas do dia a dia.


Bem-estar


Afora contornar os efeitos do distúrbio, as atividades físicas liberam, no cérebro, substâncias que trazem a sensação de prazer.

Nenhum comentário: