Movimentos trêmulos

Tremor essencial, menos agressivo do que a doença de Parkinson, acomete as duas mãos

É fácil se confundir. Quando as mãos tremem e perdem a firmeza até mesmo para tomar um cafezinho, o paciente logo pensa que está sofrendo com a doença de Parkinson. Mas não na maioria das vezes o diagnóstico é outro. O vilão dessa história pode ser uma enfermidade menos agressiva, mas muito mais comum. É o chamado tremor essencial (TE).

Uma das dificuldades que os médicos encontram para distinguir os dois distúrbios é a falta de exames para definir cada um. O diagnóstico é feito apenas em avaliações clínicas com base nos sintomas. A principal característica do TE é que o tremor ocorre durante o movimento – se a pessoa está parada, não treme. Outra característica é que, desde o início, o problema acomete as duas mãos, enquanto no Parkinson o tremor se inicia de um lado, tornando-se bilateral depois.

– Nos casos mais graves, com tremores fortes, é comum que os pacientes sofram uma espécie de isolamento social. Como têm dificuldades, por exemplo, de manusear os talheres para jantar, preferem ficar em casa. Pouco a pouco, se afastam dos amigos – ressalta o neurologista Carlos Rieder, da Academia Brasileira de Neurologia.

Nos casos graves, outras partes do corpo também são atingidas pela doença, entre elas, a cabeça. São pacientes que podem precisar de tratamentos mais invasivos e de alto risco. Um deles é o implante de eletrodos no cérebro, cirurgia parecida com a de Parkinson. A ideia é utilizar correntes elétricas para regular a atividade cerebral e fazer os sintomas diminuírem bastante.

Mas, na maioria dos pacientes, as recomendações são bem menos agressivas. Os médicos lançam mão de remédios betabloqueadores e anticonvulsionantes.

– Essas substâncias costumam aliviar em 70% a 80% a intensidade dos tremores. É uma queda importante e que melhora muito a qualidade de vida dos pacientes – explica o neurocirurgião Telmo Reis, do Hospital Moinhos de Vento.

Além dos remédios, um produto que costuma ser usado em cirurgias estéticas pode ajudar quem sofre com TE. O botox é aplicado sob a pele para deixar os músculos mais rígidos e “pesados”.
As principais diferenças:

DOENÇA DE PARKINSON
- O tremor ocorre mesmo em repouso.
- Os sintomas costumam se iniciar a partir
dos 50 anos.
- Além do tremor, ocorrem sintomas como rigidez
articular, dificuldade de locomoção e problemas de postura.
- É causado pela deficiência de dopamina em alguns núcleos cerebrais, o que acarreta problemas motores.

TREMOR ESSENCIAL
- O tremor ocorre quando a pessoa faz
algum movimento, como estender o braço.
- Os sintomas podem aparecer precocemente,
a partir dos 14 anos.
- O tremor é o único sintoma da doença.
- Não se sabe a causa exata, mas os pacientes
costumam apresentar algum histórico da doença na família

Nenhum comentário: