GASTRITE...CAUSAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

#UnidosSomosMaisFortes

13/08/2016 

Doença é caracterizada por inflamação aguda ou crônica nas paredes internas do estômago


É uma inflamação aguda ou crônica nas paredes internas do estômago, que pode atingir todo ou apenas parte do órgão. 

Resulta de falhas na mucosa, fazendo com que o ácido gástrico –utilizado pelo organismo para a digestão dos alimentos – se transforme em um fator de irritação, dando início ao processo inflamatório. 

Em sua forma aguda, a doença é autolimitada, desaparecendo em curto período, desde que tratada. Já a gastrite crônica pode durar longos períodos.

COMO IDENTIFICAR

A gastrite tem como sintomas queimação, dor no estômago, distensão gástrica e náuseas, sinais parecidos com os de refluxo gástrico, má digestão e até câncer. 

O diagnóstico é realizado por meio de um exame chamado endoscopia digestiva alta, que permite a visualização de toda a mucosa do estômago. 

A endoscopia também proporciona a realização de biópsias, que auxiliam na identificação microscópica da gastrite e na verificação da presença da Helicobacter pylori.

A bactéria também pode ser encontrada por meio de exames de fezes, de sangue e de testes respiratórios.

Causas

A bactéria Helicobacter pylori é apontada como um dos causadores da doença. 

Esse microorganismo resiste bem em ambiente ácidos, como o interior estomacal. Estima-se que 80% dos brasileiros dos brasileiros tenham a bactéria no seu corpo, mas somente de 5% a 15% da população manifesta a doença. 

Além disso, a doença também pode surgir, na forma aguda, como resultados de infecções virais.

Fatores de risco

O uso continuado de determinadas substâncias e o consumo de alguns alimentos e bebidas pode contribuir para o surgimento da gastrite. 

Entre os fatores de risco estão medicamentos anti-inflamatórios, café, chimarrão, bebidas alcoólicas, cigarro, doces (em excesso) e alimentos condimentados. 

Hábitos alimentares equivocados, como períodos prolongados de jejum e ingestão excessiva de gorduras e frituras, também estão relacionados à gastrite.

COMO PREVENIR

A disciplina alimentar é uma boa forma de prevenção. 

Neste sentido, a principal regra é não deixar o estômago vazio – o suco gástrico é secretado permanentemente pelo estômago e deixá-lo vazio faz com que o ácido ataque diretamente a mucosa. 

Além de mastigar bem a comida (a redução do alimento a pedaços menores facilita a digestão), deve-se diminuir o consumo de café e de chimarrão (a cafeína presente em ambos exerce ação irritante sobre a mucosa), de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos (fazem o estômago produzir mais suco gástrico, o que contribui para o agravamento
da gastrite).

Consequências da doença

A infecção prolongada pela bactéria Helicobacter pylori pode levar ao desenvolvimento de gastrite atrófica, atrofia do estômago e até mesmo câncer de estômago.

COMO TRATAR

Em geral, o tratamento é feito com medicamentos que diminuem a acidez do estômago, permitindo a cicatrização da mucosa e reduzindo as condições para a subsistência da Helicobacter pylori, além de antibióticos.

Fontes: Richard Ricachenevsky Gurski, chefe do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e Leonardo Menegaz Conrado, cirurgião do aparelho digestivo e médico endoscopista.


Nenhum comentário: