INCONTINÊNCIA URINÁRIA GERA TRANSTORNOS SOCIAIS

São José do Rio Preto, 1 de Abril, 2014

Há diferentes causas, mas também maneiras de tratamento para a incontinência urinária, problema que afeta a vida social.


Controlar a vontade de urinar: para mais de 9 milhões de brasileiros, vítimas da incontinência urinária, não é uma coisa tão simples. O problema, apesar de simples solução, traz uma série de transtornos que afetam a qualidade de vida. E sua ocorrência não se dá só em idosos, como se pensa.

De acordo com a Sociedade Internacional de Incontinência Urinária, o mal pode afetar homens e mulheres em qualquer faixa etária. Em todo o mundo, atinge 4,4% da população mundial; desse universo, 75% são mulheres e 25% são homens.

“Embora aumente a porcentagem de incontinentes quanto mais idosa é a população, o fato não implica que se considere isto normal em idade alguma”, explica a enfermeira Maria Alice Lélis, especialista em incontinência urinária, e consultora, no Brasil, da multinacional sueca SCA, empresa que fabrica produtos para incontinência urinária.

O mecanismo que faz com que o organismo funcione de maneira correta envolve uma complexa rede de neurônios e músculos que têm a necessidade de trabalhar em total sintonia, caso contrário a micção ou o armazenamento de urina se tornam comprometidos. 


Efeito social
 

Para a geriatra Liha Bogaz, de Rio Preto, quando a pessoa já está com um pouco mais de idade, começa a sofrer alterações que comprometem este funcionamento. A geriatra lembra também que a principal consequência da incontinência urinária é baixa qualidade de vida da pessoa. “Uma vez que interfere até na socialização, pois, com medo, as pessoas acabam por se isolar, e saem cada vez menos de casa", afirma Liha.

Mas viver com a incontinência sem buscar ajuda é algo sem sentido, já que existem inúmeras possibilidades de tratar o problema, desde o método farmacológico, fisioterapêutico ao cirúrgico. Até mesmo o controle alimentar pode ser útil, conforme demonstrou a pesquisadora Nídia Daiane Lino, em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela defendeu uma tese sobre o risco do consumo exagerado de substâncias que são irritantes vesicais, tais como café, frutas cítricas e outros, que podem ser suprimidos da dieta como forma de auxiliar no tratamento conservador.

Além disso, há no mercado uma série de produtos específicos que ajudam a controlar o transtorno, evitando que as pessoas sejam alvo de afastamento social. "Já é possível encontrar suportes que absorvem o odor, além da urina", diz Maria Alice. 

É importante saber que a primeira forma de tratar é identificar em que estágio o distúrbio se encontra. Há uma série de situações que podem desencadear a incontinência, dentre elas as doenças neurológicas, como o traumatismo da medula espinhal, a esclerose múltipla, a doença de Parkinson e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com o urologista Caio Cesar Cintra, da Faculdade de Medicina do ABC e responsável pelo setor de urodinâmica da AACD, em São Paulo, nestas situações a alteração do comportamento vesical recebe o nome de bexiga neurogênica. 

Cesar Cintra observa que, além da terapia comportamental, alguns medicamentos orais, toxina botulínica e alternativa cirúrgica são opções para o tratamento. “Em casos não tratados adequadamente o paciente com bexiga neurogênica pode sofrer com danos no rim após três anos da lesão, chegando a necessitar de diálise”, diz.
Você sabia?


- No Brasil há mais de 9 milhões de pessoas que sofrem de incontinência urinária. O distúrbio é mais frequente no sexo feminino e pode surgir a partir dos 50 anos e atingir, independentemente, da idade, as mulheres grávidas

Causas:

- Flacidez da musculatura do assoalho pélvico em geral, mas especialmente em idosas que tiveram partos normais no passado
- Compressão da bexiga urinária por algo intra-abdominal (exemplo, tumor)
- Uso de medicações, principalmente diuréticos, são agravantes da incontinência urinária nos idosos
- Doenças neurodegenerativas que podem comprometer o esfíncter (por exemplo, demência avançada, que, por ser uma consequência da evolução da doença, dificilmente existe melhora ou tratamento)

Tipos:

- De esforço: quando tosse, ri, faz esforço ou exercício físico por exemplo
- De urgência: vontade súbita de urinar que não dá tempo de chegar ao toalete
- Mista: os dois tipos juntos

Fonte: Liha Bogaz, geriatra, de Rio Preto


Fortaleça o assoalho pélvico

Vítima da incontinência há muitos anos, a aposentada D.J.L, 75 anos, relata que aprendeu a conviver com a situação. "Já fiz exercícios, tomei remédio, só não fiz a cirurgia porque o médico disse que na minha idade não quer arriscar. Vivo melhor desde que passei a usar um absorvente apropriado. Já consigo sair de casa sem tanto receio, mas antes era muito difícil", conta.

A fisioterapeuta Josiane Santana, de Rio Preto, observa que os exercícios que fortalecem a musculatura pélvica demoram para ter efeito: depende da gravidade da incontinência. Nos casos mais graves, quando os exercícios são realizados corretamente, e no mínimo 3 vezes por dia, os resultados podem ser percebidos entre 3 meses e 1 ano. Nos casos mais simples, em que a perda involuntária de urina é pouca, os resultados podem ser percebidos mais rapidamente. "Os benefícios dos exercícios consistem na melhora da contração da musculatura do períneo, tornando-a mais forte e rápida, de forma que o suporte estrutural dessa região fique mais eficiente, impedindo assim as perdas urinárias", explica.
Entenda:


- Para melhor compreender a incontinência urinária, é importante saber como funciona o trato urinário e como nós controlamos a micção. A urina é formada por água e resíduos removidos do nosso corpo pelos rins. A urina excretada pelos rins desce por um par de tubos, chamados de ureter, até chegar na bexiga. A bexiga é um reservatório similar a um balão que armazena urina. Assim como um balão, a bexiga é elástica, podendo ser enchida e esvaziada. Na maioria das pessoas, existe completo controle sobre esse armazenamento e esvaziamento. A pessoa permite um enchimento de aproximadamente 400 ml e depois esvazia a bexiga em um local adequado, sem que ocorram perdas. A urina deixa a bexiga por um outro canal, chamado de uretra

Fonte: Unifesp

Exercício de Kegel

- Os exercícios mais conhecidos para a prevenção e o tratamento da incontinência urinária de esforço são aqueles criados pelo ginecologista norte-americano Arnold Kegel. Eles têm por finalidade fortalecer a musculatura pélvica e melhorar os mecanismos de continência urinária. O mais conhecido é chamado de exercício de Kegel, que consiste em contrair os músculos do assoalho pélvico por 10 segundos e, em seguida, relaxar por 10 segundos, com repetições de 10 a 15 vezes, três vezes por dia. O exercício de Kegel pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer momento. Para localizar os músculos pélvicos e praticar os exercícios, interrompa o fluxo de urina em meio ao ato de urinar. Os músculos necessários para esse procedimento são os músculos do assoalho pélvico

Fonte: Josiane Santana, fisioterapeuta da Clínica Inclusiva, de Rio Preto

 

Nenhum comentário: