Sinal vermelho para doença inflamatória que ataca o intestino...

#UnidosSomosMaisFortes 💪
Domingo, 28 de Maio de 2017

Estima-se que 5 milhões de pessoas no mundo sejam portadoras de DII. Os médicos Roberto Barretoe Mardem Machado fazem alerta

Como forma de prevenção e de alerta ao World IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, comemorado em 19 de maio), a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn realiza em todo o país a campanha Maio Roxo.

A ação organizada por especialistas e unidades de saúde tem objetivo de chamar a atenção para as doenças inflamatórias intestinais (DII), em especial para a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, patologias que chegam, muitas vezes, de forma silenciosa, com sintomas que podem durar semanas, meses ou até mesmo anos até que se chegue ao diagnóstico. 

Quem faz o alerta é o Dr. Roberto Barreto, endoscopista, e o Dr. Mardem Machado, protologista especialista em DII.

A doença é uma inflamação séria no trato gastrointestinal com predominância no intestino delgado e grosso. 

“É muito importante uma avaliação multidisciplinar desta doença. 

O diagnóstico começa pela análise clínica e pelo exame médico, complementado por outros exames, nos quais se podem incluir análises laboratoriais ao sangue e fezes, estudos radiológicos e exames endoscópicos que permitem recolher amostras de tecido para estudo mais detalhado. 

Com o trabalho em equipe será mais fácil diagnosticar e tratar precocemente qualquer complicação que possa surgir”, explica Barreto.

Ainda sem causa comprovada, as DII podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. 

Atingem ambos os sexos indistintamente e o diagnóstico acontece geralmente por volta da terceira década de vida. 

A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn constituem as principais doenças nesse grupo, mas não as únicas e ambas comportam-se, muitas vezes, de forma semelhante.

Mardem esclarece que as manifestações da doença inflamatória intestinal são diferentes para a retocolite ulcerosa e para a doença de Crohn. 

 “No caso da doença de Crohn, ocorre uma inflamação que atravessa toda a espessura da parede intestinal e que pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus. 

O sintoma mais comum é a dor abdominal, que pode estar associada a diarreia, hemorragia, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, fadiga, náuseas, vômitos, febre e anemia. A cirurgia pode ser necessária, mas não cura a doença”, pontua.

Já a retocolite ulcerativa ataca o revestimento interno do intestino grosso causando inflamação, ulceração e hemorragia. 

“Durante uma crise de colite ulcerosa, os pacientes quase sempre apresentam diarreia com sangue associada a cólicas, cansaço, perda de apetite e perda de peso. A remoção do cólon é em alguns casos uma opção terapêutica. 

Podem ocorrer outros sintomas não relacionados diretamente ao intestino tanto na retocolite ulcerativa como na doença de Crohn. 

Nesses sintomas, destaca-se a artrite, com articulações inchadas, doloridas e rígidas; úlceras orais; febre; olhos avermelhados, doridos e sensíveis à luz; erupções cutâneas”, destaca Barreto.

Barreto avalia que a manutenção de uma boa saúde geral e uma dieta equilibrada são formas importantes de reduzir as complicações desta doença, de evitar a perda de peso e a anemia. 

“Não fumar é essencial e permite reduzir o número de agudizações da doença. Uma vez que a doença inflamatória intestinal aumenta o risco de câncer de cólon, é muito importante uma avaliação regular, com realização de colonoscopia, a intervalos definidos pelo médico”, sintetiza.

Sintomas iniciais da RCUI e da doença de Crohn

Os primeiros sintomas da RCUI são evacuações diarreicas que frequentemente têm sangue, desejo urgente de evacuar e odor fétido. 

A diarreia pode se desenvolver lentamente ou começar de maneira súbita, podendo haver também dores articulares e lesões na pele. 

Na doença de Crohn a dor abdominal e a diarreia frequentemente surgem após as refeições.

 São comuns dores articulares (dores nas juntas), falta de apetite, perda de peso e febre. 

Outros sintomas precoces da doenças de Crohn são lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abcessos. 

(Fonte: abcd.org.br)

Nenhum comentário: