SAIBA COMO A FALTA DE EXPANSÃO PULMONAR PULMONAR AFETA A RESPIRAÇÃO

#UnidosSomosMaisFortes

04/04/2016

O problema pode afetar significativamente a respiração.
O oxigênio é essencial para a função metabólica de todas as células.


O oxigênio é essencial para a função metabólica de todas as células. Os pulmões, por sua vez, são parte importante de um sistema maior, que conduz o ar por todo o organismo. Porém, existem doenças que podem afetar a expansão pulmonar e gerar dificuldades na hora de respirar. A boa notícia é que alguns exercícios podem aliviar o quadro.

Problemas que afetam a respiração

A maioria dos médicos classificam doenças pulmonares como obstrutivas ou restritivas. As da primeira classe incluem condições que tornam difícil exalar todo o ar nos pulmões. Já as da segunda geram dificuldade para expandir plenamente os pulmões com o ar.

A doença pulmonar obstrutiva torna difícil para uma pessoa respirar. Quando a sua taxa de respiração aumenta, especialmente durante os períodos de atividade ou esforço. As causas mais comuns delas incluem enfisema, bronquite crônica, asma, bronquiectasia e fibrose cística.

É possível verificar ainda dificuldade de expansão pulmonar na doença pulmonar restritiva. Pessoas afetadas por ela não conseguem encher totalmente os pulmões com ar. 

Geralmente, a condição resulta de problemas que causam rigidez nos próprios pulmões. Em outros casos, pode haver rigidez da parede torácica, fraqueza muscular ou nervos danificados como causas.

As condições médicas capazes de causar a doença pulmonar restritiva são a fibrose pulmonar idiopática, a sarcoidose, a obesidade, a escoliose, a distrofia muscular ou a esclerose lateral amiotrófica. 

Se você sente muita falta de ar durante uma atividade física, é importante buscar apoio médico e verificar se não existe um problema de saúde relacionado.

Os tratamentos são diferentes para cada condição e vão exigir um plano especialmente desenvolvido pelo seu médico. Normalmente, são utilizados medicamentos, sendo que em alguns casos a terapia de oxigênio suplementar pode ser necessária.

App ajuda em problemas de expansão pulmonar

Um dos tratamentos mais eficazes para esses tipos de problemas pulmonares são exercícios de respiração. A partir disso, pesquisadores da Universidade do Vale do Paraíba desenvolveram um aplicativo de celular que possibiliza a realização de atividades respiratórias de forma interativa, com foco nos pacientes com disfunção pulmonar restritiva.

O uso é bastante simples. Basta respirar e controlar a elevação de bolinhas na tela. Quanto mais a pessoa respira, mais as bolinhas se elevam. Como os níveis de dificuldade aumentam, é possível que a sua capacidade de expansão pulmonar também tenha uma melhora significativa.

Os testes realizados com essa inovação mostraram que, em pacientes com disfunção pulmonar restritiva, houve um aumento da força muscular respiratória e melhora na expansão pulmonar após o uso do aplicativo.

Segundo a idealizadora do projeto, a professora Alessandra de Almeida Fagundes, a ideia foi motivada pelo desejo de aplicar tecnologias móveis em favor da saúde, procurando inserir pacientes e terapeutas em um contexto de interatividade, a fim de incentivá-los a realizarem os exercícios respiratórios.

Postar um comentário