PORTUGAL GANHA LABORATÓRIO COM ESPECIALIDADE ÚNICA

20 DE SETEMBRO



O novo laboratório encontra-se no IST, no campus do Taguspark.

Terapia celular com células estaminais será das principais actividades a desenvolver.
O Instituto Superior Técnico (IST) inaugura amanhã, no campus do Taguspark, em Oeiras, o laboratório de Bioengenharia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa, que integra o Laboratório Associado Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia.

Este novo laboratório, onde trabalham 40 pessoas, coloca a engenharia ao serviço da medicina.

Com um investimento total de quase meio milhão de euros, a terapia celular com células estaminais vai ser uma das principais actividades a desenvolver.
“Somos um grupo de engenharia biológica e o laboratório é composto por 12 alunos de mestrado, oito alunos de doutoramento, oito alunos de pós-doutoramento, quatro investigadores, auxiliares e três professores”, enumerou Joaquim Sampaio Cabral à Lusa.

Segundo o director da estrutura, o trabalho “é bastante solicitado por diversas entidades hospitalares”, entre elas o Hospital de Santa Marta, Hospital de Garcia da Horta e o Hospital Egas Moniz.

O responsável salienta ainda a componente internacional: “Estamos envolvidos num projecto europeu relacionado com células neuronais e somos o único grupo nesse projecto que faz a multiplicação de células estaminais neuronais. Em conjunto com a Universidade de Bona estamos a investigar para multiplicar células que sejam utilizadas no tratamento de Parkinson e Esclerose Múltipla”, afirmou.

O laboratório aplica os princípios da Engenharia a problemas clínicos e a sistemas biomédicos, oferecendo “uma especialidade única no País”, conclui Joaquim Sampaio Cabral.

 


Nenhum comentário: