ESPECIALISTA FALA SOBRE DOENÇA CELÍACA NO NOTICIA DA MANHÃ

#UnidosSomosMaisFortes 

14/06/16

O Notícia da Manhã, desta terça(14), falou sobre a doença celíaca no quadro Saúde. 

O mal é uma reação do sistema imunológico a ingestão do glúten, proteína encontrada, principalmente, no trigo, que está presente em vários alimentos.

No Brasil, a cada ano são diagnosticadas 150 mil pessoas com a doença, que não tem cura e o tratamento consiste, basicamente, na retirada total do glúten na alimentação.

No estúdio do telejornal, a médica gastroenterologista, Josêlda Duarte, explicou que a doença celíaca pode aparecer em qualquer fase da vida e acomete mais pessoas brancas. 

Segundo ela, o problema pode manifestar-se em uma fase tardia da vida, aos 60 ou 70 anos.

A especialista ressaltou que os sintomas da doença são inespecíficos e busca-se o diagnóstico quando há uma suspeita, que podem ser dores abdominais, gases e diarréia frequentes e após alimentação.

Doutora Josêlda frisou que a retirada do glúten para pacientes com a doença celíaca tem de ser completa. 

Ela alertou que até o uso de um utensílio, não lavado corretamente após preparo com trigo, por exemplo, pode sensibilizar o paciente.

A doença celíaca será um dos temas do Congresso Norte e Nordeste de Gastroenterologia, que começa no próximo dia 16, em Teresina. 

Segundo Josêlda Duarte, é o segundo maior evento da área no País. Ela informou que os maiores nomes da gastroenterologia no Brasil estarão presentes. 

Também lembrou que durante o Congresso haverá mutirões de colonoscopia para rastreio do câncer do cólon do intestino grosso.

Assista na íntegra o quadro Saúde!


Nenhum comentário: