CONTRA AMEAÇA DE ZIKA, ESTADO COMBATE AO AEDES AEGYPTI...

#UnidosSomosMaisFortes

21 de novembro de 2015 

MOSQUITO QUE TRANSMITE dengue é o mesmo que espalha doença ligada a casos de microcefalia.


Combatido todo ano, o mosquito transmissor da dengue será alvo de uma campanha maior de prevenção no Rio Grande do Sul neste verão. 

Isso porque o Aedes aegypti é também responsável por espalhar a febre chikungunya e um outro vírus, identificado pela primeira vez no Brasil em abril deste ano e que tem causado preocupação entre as autoridades de saúde do país: o zika.

Apesar de menos agressivo que a dengue, o zika vírus pode estar relacionado a um aumento expressivo no número de bebês nascidos com microcefalia – fenômeno hoje registrado principalmente no Norte e no Nordeste, mas também já observado em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O Rio Grande do Sul não tem casos notificados até o momento.

– A doença ainda não chegou ao Estado, mas temos certeza de que vai se espalhar. 

Vamos fazer uma operação de guerra para combater sua transmissão – afirmou o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em entrevista coletiva na manhã de ontem.


RS EM ALERTA PARA SURTO DE MICROCEFALIA

Para Gabbardo, a previsão de um verão ainda mais quente e chuvoso reforça a necessidade de campanhas de prevenção e investimentos no combate ao Aedes aegypti. 

Apesar de confirmar uma intensificação no esforço de prevenção para este ano e o próximo, a secretaria não detalhou as ações que serão tomadas.

A possibilidade de que a infecção pelo zika vírus durante os primeiros meses de gestação seja a causa do aumento no número de bebês com microcefalia (má- formação que causa sérias deficiências de desenvolvimento na criança) no país levou o Ministério da Saúde a declarar estado de emergência sanitária nacional na última semana.

Para tentar evitar que mais casos de microcefalia sejam também registrados no Estado, a secretaria trata como certa, para fins de prevenção, a relação entre o zika e a má-formação de fetos. 

O objetivo é alertar as gestantes e as mulheres com pretensões de engravidar sobre o risco que contrair a doença pode trazer ao feto.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marilina Bercini, alertou que medidas de prevenção devem ser realizadas também pela população. 

O procedimento é o mesmo destinado a evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, envolvendo principalmente o controle do acúmulo de água parada.

– Não é possível ter uma equipe controlando o mosquito em cada casa, então, precisamos da ajuda da população.

ZIKA VÍRUS

Os sintomas são parecidos com os da dengue e podem durar até 7 dias

-Dor nas articulações, principalmente nas mãos e pés, com possível inchaço

-Dor muscular

-Dor de cabeça, atrás dos olhos e nas costas

-Erupções cutâneas (exantema maculopapular), acompanhadas de coceira, em que a pele fica bom pontos brancos ou vermelhos

-Febre baixa

Nenhum comentário: